O carnaval já bate à porta e esse momento de festa é bastante aguardado por muitos brasileiros. Fantasias coloridas, o uso de muito glitter, purpurina e acessórios são praticamente indispensáveis para quem pensa em cair na folia.
Em meio a tanta diversão, muitas pessoas esquecem de ter atenção à saúde dos olhos para que o período festivo seja seguro e tranquilo. O alerta acontece porque as celebrações carnavalescas podem ser um foco de risco considerável para a visão, por isso é preciso ter em mente orientações eficientes, práticas e imprescindíveis.
Cuidado com glitter próximo aos olhos!
Entre os pontos de atenção, é preciso evitar glitter e purpurina próximo aos olhos, assim como é fundamental o uso de óculos de sol para proteger a visão e, nos casos de uso de lentes de contato, a recomendação é avaliar o cenário e, quando necessário, buscar orientações com médicos oftalmologistas.
A oftalmologista Virginia Lúcia ressalta que o glitter, quando entra no olho, se torna um corpo estranho. “Por isso, é preciso ter cuidado para não acontecer, já que isso pode provocar a abrasão corneana (“arranhões“), as lesões na córnea, podendo até evoluir com infecção”, destaca.
A maquiagem também requer atenção
Além disso, a médica acrescenta que outros cuidados dizem respeito ao momento da maquiagem. Sem dúvida, é necessário “verificar tanto o vencimento quanto ter o uso adequado. É preciso usar o rímel, por exemplo, e sempre higienizar para evitar blefarite, que provoca hordéolo, popularmente conhecido como terçol”, orienta.
A respeito do uso de lentes de contato, a Dra. Virginia observa que é “fundamental colocá-las antes de fazer a maquiagem, porque, se for após, isso pode levar os produtos utilizados para dentro do olho”, e, assim, provocar possíveis irritações.
Corpo estranho nos olhos
Nos casos de corpos estranhos nos olhos, como glitter, purpurina e maquiagem, é imprescindível lavá-los com água corrente ou soro fisiológico. Nos cenários de persistência de sintomas ou irritação, a ida ao médico oftalmologista é uma etapa essencial para melhor avaliação médica e tratamento adequado de acordo com a particularidade de cada caso.
Com essas recomendações em mente, as festas de carnaval têm tudo para serem seguras, divertidas, sem riscos à saúde dos olhos e, certamente, bastante emocionantes para você.