Médica alerta riscos do vício de Delma, do BBB: 'Vários tipos de câncer'

O vício pode acarretar sérios riscos à saúde e impactar diretamente a vida da sister

Dona Delma | Reprodução/TV Globo Dona Delma | Foto: Reprodução/TV Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Participante do BBB 25, Joselma, de 54 anos, carinhosamente chamada pelos brothers de dona Delma, já protagonizou alguns momentos em que seu vício em cigarro ficou claro para os telespectadores. O tabagismo pode acarretar sérios riscos à saúde e impactar diretamente a vida da sister.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou que o vício em cigarro, como o que Joselma enfrenta, pode levar ao desenvolvimento de várias doenças, incluindo o surgimento de diferentes tipos de câncer. "É um dos principais fatores de risco para doenças pulmonares, como enfisema e bronquite crônica, por exemplo."

"Além disso, dificulta o controle de condições respiratórias não diretamente ligadas ao tabagismo, como a asma. Fumantes estão mais vulneráveis a infecções respiratórias, como gripe e pneumonia, já que o cigarro prejudica os mecanismos de defesa do sistema respiratório contra vírus e bactérias."

"O tabagismo é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de vários tipos de câncer, como os de boca, garganta, pulmão, pâncreas e bexiga. Também aumenta o risco de infarto, má circulação nas pernas e acidentes vasculares cerebrais (AVC)", acrescenta a especialista. "O cigarro compromete a saúde bucal e acelera o envelhecimento da pele, trazendo consequências estéticas e de saúde."

Bebida alcoólica e cigarro

Guilherme, de 27 anos, genro de Delma, compartilhou com os colegas de confinamento que a sogra já chegou a fumar 40 cigarros enquanto bebia. Ele contou que, no reality, ela conseguiu reduzir a quantidade pela metade. A especialista também comentou que o consumo de bebidas alcoólicas pode ter um impacto direto no vício em cigarros.

"Isso acontece porque álcool e nicotina agem em áreas similares do cérebro, estimulando a liberação de dopamina, o neurotransmissor ligado à sensação de prazer", afirma. "Um acaba servindo como 'gatilho' para o consumo do outro. Além disso, o álcool reduz o autocontrole, fazendo com que a pessoa perca os limites em relação ao número de cigarros consumidos."

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com