Engana-se quem pensa que manchas vermelhas em ovos são um evento raro. Na verdade, é mais comum do que muitos imaginam. Mas quando essa “anomalia” representa um risco para a saúde?
Essas pequenas manchas, quase imperceptíveis, são na verdade vestígios de sangue ou pequenos pedaços de tecido que se desprenderam durante a formação do ovo no corpo da galinha. No entanto, isso não significa que existe um embrião ou pintinho “em crescimento”.
De acordo com especialistas, ovos com essas características podem sim serem consumidos. Desde que não apresentem mau cheiro, a clara esteja extremamente rala ou a casca tenha rachaduras.
O QUE CAUSA ESSAS MANCHAS?
O aparecimento dessas manchinhas pode acontecer por diversos fatores. Como o rompimento de pequenos vasos sanguíneos durante a ovulação ou formação do ovo; a idade da galinha, genética, nutrição ou condições de criação podem influenciar.
Até mesmo a produção mais artesanal ou diretamente de granjas menores, onde o processo industrial de triagem é menor, pode apresentar mais casos.