Conhecido por ser barato e de fácil acesso, o leite de vaca é fonte de nutrientes como cálcio, proteína e vitaminas. Em muitos casos, pode ser parte de uma alimentação saudável. Mas, pessoas com intolerância à lactose ou que têm alergia a alguma substância presente no alimento devem evitar o consumo
O consumo de leite e seus derivados ainda gera dúvidas e controvérsias, principalmente quando associado a questões de saúde. Para esclarecer, reunimos alguns dos principais mitos e verdades sobre a bebida e o que a ciência realmente aponta.
O ser humano é o único mamífero que toma leite após o desmame, logo o consumo é inadequado?
Mito. O hábito de consumir leite na vida adulta está ligado à capacidade evolutiva e adaptativa do ser humano. O leite de vaca é fonte de proteínas, vitaminas e cálcio, um copo de 200 ml contém, em média, 244 mg de cálcio e 6,4 g de proteína.
O cálcio do leite pode ser facilmente substituído por outros alimentos?
Mito. Apesar de outros alimentos também terem cálcio, nenhum apresenta a mesma combinação de quantidade do mineral e taxa de absorção pelo organismo que o leite oferece.
Após a infância, o leite não traz benefícios?
Mito. Os lácteos têm alta densidade nutricional e são importantes em diferentes fases da vida. Entre os benefícios do consumo estão: fortalecimento ósseo na infância e adolescência, prevenção de osteopenia e osteoporose, além da redução de riscos relacionados a doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Leite causa inflamações, especialmente respiratórias e gastrointestinais?
Mito. Pesquisas científicas não comprovam que o leite seja inflamatório. Pelo contrário, estudos indicam que a ingestão de laticínios pode até melhorar marcadores de inflamação em adultos. A exceção ocorre apenas em pessoas diagnosticadas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV), para as quais o consumo deve ser totalmente evitado.
Como inserir o leite na rotina alimentar
- Varie os tipos: alterne entre integral, desnatado e semidesnatado.
- Combine com outros alimentos: adicione ao café, prepare vitaminas ou smoothies com frutas.
- Purês cremosos: substitua parte da água por leite em receitas com batata, mandioca ou legumes.
- Molhos: aposte em opções à base de leite, como o bechamel, ideais para massas, legumes e carnes.