Um novo estudo da Universidade de Harvard revelou que consumir iogurte regularmente pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon, também chamado de colorretal. Segundo a pesquisa, ingerir pelo menos duas porções semanais da versão natural ou fermentada pode diminuir em 20% o risco de tumores relacionados a bactérias intestinais.
O papel das bactérias no câncer de cólon
O câncer de cólon tem aumentado entre jovens, e especialistas acreditam que a exposição prolongada a bactérias nocivas no intestino pode ser uma das causas. Os pesquisadores analisaram tumores positivos para Bifidobacterium – uma bactéria que, em níveis equilibrados, auxilia na digestão, mas em excesso pode causar inflamações e estimular o crescimento de células cancerígenas.
Os pesquisadores acreditam que bactérias saudáveis, incluindo Bifidobacterium, encontradas em alimentos fermentados como iogurte, podem reduzir a quantidade de bactérias nocivas que vivem no intestino, diminuindo o risco de câncer de cólon causado por bactérias. No entanto, eles não encontraram nenhuma ligação entre iogurte e redução do risco de câncer de cólon causado por outros fatores, como genes, obesidade e exposição química.
Iogurte e microbioma intestinal
Os probióticos presentes no iogurte ajudam a equilibrar as bactérias do intestino, reduzindo a inflamação e potencialmente diminuindo o risco de câncer colorretal. Além disso, os benefícios incluem melhora na digestão e prevenção da constipação; redução do tempo de contato de toxinas com o cólon, minimizando danos às células e fortalecimento do sistema imunológico, regulando a flora intestinal.
Detalhes do estudo
Os cientistas analisaram dados de mais de 132 mil profissionais de saúde e identificaram que, entre os casos de câncer de cólon, aqueles com tumores positivos para Bifidobacterium foram menos frequentes em pessoas que consumiam iogurte regularmente. Os resultados foram publicados no periódico Gut Microbes.
Embora os resultados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para entender a relação exata entre probióticos e prevenção do câncer. Ainda assim, incluir iogurte na dieta pode ser uma estratégia simples e eficaz para a saúde intestinal e a prevenção de doenças.
Com informações do Catraca Livre