H.plyori: Conheça a doença que fez Nattan paralisar a carreira

Cantor anunciou pausa na carreira para tratar infecção pela bactéria H. plyori

Artista de forró acumula hits, dentre eles, ‘Love Gostosinho’ e ‘Tem Cabaré essa Noite’ | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta última segunda-feira (1º), o cantor Nattan, de 24 anos, anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde. O artista foi diagnosticado com a bactéria H. plyori há cerca de três meses, desde então vem sofrendo com suas cordas vocais prejudicadas e, por conta do tratamento com antibióticos, ele teria desenvolvido refluxo gastroesofágico, o que provocou um edema que tem o impedido de cantar.

“Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde”, inicia a nota divulgada por sua equipe. “O cantor tratou, nos últimos três meses, uma infecção (H. Pylori) com fortes antibióticos que causaram um grande refluxo. Os remédios para amenizar esse refluxo não puderam ser administrados durante o tratamento da H. pylori. Com isso, as suas cordas vocais foram prejudicadas e apareceu um edema”, acrescenta.

“A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia”, finaliza.

A bactéria H.pylori, que acomete o cantor, é extremamente comum, presente em cerca de 60% da população mundial. Ela fica no estômago, onde sobrevive apesar da acidez do suco gástrico. O patógeno nem sempre causa sintomas, mas pode ser responsável por indigestão, gastrite e úlcera. Em quadros mais graves, pode levar ao desenvolvimento de câncer de estômago.

Os principais sintomas da infecção são:

  • Dor estomacal ou intestinal;
  • Sensação de queimação na barriga;
  • Diminuição do apetite;
  • Emagrecimento progressivo;
  • Enjoo e vômito;
  • Sensação de estufamento;
  • Presença de arrotos frequentes;
  • Fezes com a presença de sangue.

Tratamento

O procedimento que envolve a infecção é o uso de protetores gástricos e antibióticos. Os sintomas também podem ser amenizados com uma alimentação controlada. Apesar de muito comum, é possível evitar a contaminação pela H.pylori. Para se prevenir, as melhores dicas são relativas à higiene: lave as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro, evite compartilhar talheres com outras pessoas e higienize os alimentos antes de comer.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES