Gracyanne Barbosa, conhecida por seu físico musculoso e rotina intensa de treinos, chamou a atenção ao revelar que consome até 7 litros de água por dia. Embora esse consumo pareça excessivo, especialistas afirmam que, no caso da musa fitness, essa prática é adequada às suas necessidades.
Segundo a especialista em saúde e estética, Patrícia Elias, o alto consumo de água de Gracyanne não é prejudicial, pois está alinhado ao seu estilo de vida e à alta demanda física de sua rotina.
"No caso dela, 7 litros não são um exagero. É um pouquinho de excesso, mas não faz mal, porque ela pratica muita musculação e aeróbico, perdendo muita água. Para alguém com aproximadamente 82 kg, como ela, o ideal seria em torno de 3,5 litros diários, considerando 40 ml por quilo de peso. Mas, como ela transpira muito, tomar o dobro dessa quantidade não é problema”, explica Patrícia, em entrevista ao Terra.
A especialista explica que o excesso de água só seria prejudicial em casos extremos. “Se ela consumisse 10, 12 ou 15 litros por dia, aí sim seria prejudicial. Isso poderia causar a eliminação de sais minerais e eletrólitos, impactando até a saúde cerebral. Mas tomar até 7 litros, considerando a rotina dela, não é algo alarmante”, completa.
Dieta e consumo de proteínas
Gracyanne segue uma dieta rica em proteínas, fundamental para a preservação de sua massa muscular. Esse alto consumo de proteínas exige um aumento na ingestão de água para prevenir possíveis excessos no organismo.
“Ela consome muitas proteínas, e beber muita água ajuda a eliminar possíveis excessos. Provavelmente, ela é acompanhada por nutrólogos e nutricionistas, com exames periódicos, o que garante que não está se arriscando”, afirma Patrícia.
A especialista destaca que o hábito de Gracyanne não deve ser replicado por outras pessoas. “Esse consumo de água não é adequado para todo mundo. Quem tenta beber 7 litros sem necessidade pode ter dores de cabeça, urinar o tempo todo e até interromper o sono, pois o corpo não está acostumado. Cada organismo é único, e Gracyanne encontrou um equilíbrio que funciona para ela”, orienta.