No início desta semana circulou nas redes sociais um vídeo que mostra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), tossindo sem máscara em meio a uma aglomeração no bairro Tabuleta, Zona Sul da capital.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), o gestor tirou a máscara rapidamente para tomar um gole de café e acabou se esgasgando com o líquido. O que chamou a atenção foi que o prefeito não cobriu a boca com as mãos ou com um lenço e prosseguiu com seu discurso.
Em nota, a PMT disse que o prefeito já tomou duas doses da vacina CoronaVac e segue todos os cuidados. Porém, é válido ressaltar que embora as vacinas usadas no Brasil minimizem os riscos de evolução para quadros severos da Covid-19, nenhum dos imunizantes garante proteção imune total. Ou seja, há possibilidade de doença inclusive entre os imunizados.
Além disso, não apenas para a Covid-19, mas para garantir ficar longe de outros vírus ou bactérias, a melhor saída é a prevenção. Então, conheça a Etiqueta da Tosse, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tida como modelo para a população se cuidar.
Como o coronavírus é transmitido através do ar por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca), é fundamental se atentar a cuidados simples do dia a dia que podem impedir a contaminação. Esse é o objetivo da Etiqueta da Tosse, reduzir as transmissões através de diretrizes simples, mas fundamentais para o dia a dia:
1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar: o infectologista Dr. Gerson Salvador ressalta que, nesses casos, você deve virar para o lado e levar o cotovelo para perto do nariz ou boca, não a mão (já que é através dela que temos contato com o mundo). Cabe lembrar que é errado tirar a máscara para tossir ou espirrar em público.
2. Usar lenços e jogá-los fora depois do uso: Dr. Gerson acrescenta que é bom andar com eles na bolsa e assim, ir descartando conforme o uso)
3. Lavar as mãos ou usar álcool gel todas as vezes que tocar a boca, nariz ou na máscara: Dr. Gerson explica que com água, é importante esfregar as mãos de 40 a 60 segundos; já o álcool gel são 20 segundos.
Dessa forma, você irá impedir a disseminação da doença tanto para outras pessoas quanto para você.
Confira mais dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:
Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Manter distanciamento físico e evitar aglomeraçãoes.