SEÇÕES

Estudos apontam o melhor horário para jantar

Manter uma alimentação equilibrada vai além da escolha dos alimentos; o horário das refeições também conta

Jantar | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Manter uma alimentação saudável envolve não apenas escolher os alimentos certos, mas também estar atento ao horário das refeições, que desempenha um papel importante no metabolismo e no controle do apetite. Um estudo realizado por pesquisadores de Harvard e publicado na revista Cell Metabolism sugere que fazer o jantar mais cedo pode ser uma estratégia eficaz para controlar a fome, aumentar os níveis de energia e ajudar no controle de peso.

O impacto do horário das refeições no apetite

A pesquisa demonstrou que o horário da última refeição do dia pode afetar diretamente os hormônios responsáveis pela fome e saciedade. Aqueles que jantaram por volta das 17h relataram sentir menos fome ao longo do dia, em comparação com os que jantaram às 21h. O estudo concluiu que a chance de sentir fome foi reduzida pela metade entre os participantes que jantaram mais cedo.

Como o corpo reage a refeições tardias

Comer próximo da hora de dormir pode afetar consideravelmente os níveis hormonais. A leptina, que induz a sensação de saciedade, tem seus níveis reduzidos quando o jantar é tardio. Já a grelina, que aumenta a fome, permanece elevada por mais tempo, o que faz com que a vontade de comer seja maior.

Além disso, o processo de queima de calorias pelo corpo se torna menos eficiente à noite. A atividade genética das células de gordura também muda, favorecendo o acúmulo de energia em vez de seu consumo. Esse processo pode resultar no acúmulo de gordura corporal, tornando mais difícil manter um peso saudável.

Qual o melhor horário para o jantar?

De acordo com os pesquisadores, jantar mais cedo pode ajudar a evitar esses efeitos negativos. O estudo revelou que quem se alimenta por volta das 17h tem um metabolismo mais eficiente e mantém um equilíbrio hormonal melhor. Isso contribui para uma menor tendência ao ganho de peso e para um aproveitamento mais eficaz da energia consumida ao longo do dia.

Para quem não consegue jantar tão cedo, os especialistas sugerem que a última refeição seja feita pelo menos três horas antes de dormir. Esse intervalo favorece uma digestão mais adequada, prevenindo desconfortos e proporcionando um sono mais reparador.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também