SEÇÕES

Estudo revela vitamina que retarda o câncer de próstata

A pesquisa inicial abre novas possibilidades para o tratamento dessa condição no futuro

Câncer de próstata | Foto: Shutterstock
Siga-nos no

Cientistas dos Estados Unidos descobriram que um suplemento de vitamina K3, chamado menadiona, pode desacelerar o avanço do câncer de próstata. A pesquisa inicial, conduzida em camundongos, abre novas possibilidades para o tratamento dessa condição no futuro.

Como a vitamina K3 atua contra o câncer de próstata?

A menadiona age confundindo as células tumorais, dificultando o reconhecimento adequado das substâncias que chegam até elas. A pesquisa foi liderada pelo professor Lloyd Trotman, do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), um renomado centro de pesquisa dos Estados Unidos.

Trotman e sua equipe descobriram que a menadiona ataca um lipídio vital para as células do câncer de próstata, conhecido como PI(3)P. Sem esse lipídio, as células perdem a capacidade de controlar seus processos internos e acabam se autodestroem.

Isso fez com que a progressão do câncer diminuísse nos camundongos. “É como um aeroporto. Se todos os aviões que entram perderem sua identificação imediatamente, ninguém sabe para onde eles devem ir em seguida. Aeronaves novas continuam chegando, e o centro de transporte começa a inchar. Isso, em última análise, leva ao estouro da célula”, explicou.

Os pesquisadores acreditam que o modelo do estudo pode ser adaptado para seres humanos. O grupo de pacientes-alvo seriam homens que já realizaram biópsias e foram diagnosticados com uma forma inicial da doença.

A menadiona tem outras aplicações médicas?

Ao investigar a menadiona, os cientistas descobriram que a vitamina também pode ser eficaz no tratamento da miopatia miotubular, uma doença genética congênita incurável que impede o crescimento muscular em crianças. Pacientes com essa condição geralmente não vivem além da primeira infância. 

Ao eliminar o PI(3)P com a menadiona, foi possível dobrar a expectativa de vida de camundongos afetados pela doença. Se esses benefícios forem observados em humanos, isso poderia significar uma maior longevidade para crianças com miopatia miotubular.

Embora os resultados sejam promissores, é importante destacar que os estudos ainda estão em fase inicial e foram realizados em modelos animais. São necessárias mais pesquisas para confirmar a eficácia e segurança da menadiona no tratamento do câncer de próstata e de outras condições em humanos.

Com informações do Catraca Livre

Tópicos
Carregue mais
Veja Também