SEÇÕES

Estudo revela o melhor horário para fazer atividade física para quem quer emagrecer

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Suécia e da Dinamarca

Mulher fazendo caminhada | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Uma pesquisa recente conduzida por cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarcarevelou que o horário em que se pratica atividades físicas pode impactar diretamente a queima de gordura. O estudo, publicado na revista PNAS, sugere que fazer exercícios pela manhã pode ser mais eficiente para acelerar o metabolismo e favorecer a perda de gordura corporal.

Pesquisa

De acordo com os pesquisadores, os efeitos do exercício no organismo variam ao longo do dia devido aos ritmos circadianos, que controlam os processos biológicos internos. Para investigar essa relação, os cientistas realizaram testes com camundongos submetidos a sessões de exercícios intensos em dois momentos diferentes: no início da fase ativa (equivalente à manhã para os seres humanos) e no começo da fase de repouso (que corresponde à noite, para os humanos).

Resultados

Os resultados indicaram que os camundongos que se exercitaram no início da fase ativa apresentaram um aumento na expressão de genes relacionados à degradação de gordura, termogênese (produção de calor) e maior atividade mitocondrial, fatores que indicam um metabolismo mais acelerado e uma maior queima de gordura.

“Nossos resultados sugerem que a prática de exercícios no final da manhã pode ser mais eficaz para aumentar o metabolismo e queimar gordura, o que pode ser valioso para pessoas com sobrepeso ou obesidade”, explicou o professor Juleen R. Zierath, do Departamento de Medicina Molecular e Cirurgia e do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Karolinska Institutet.

Limitações e necessidade de novos estudos

Embora os resultados sejam promissores, os pesquisadores enfatizam que são necessários mais estudos para validar os efeitos em seres humanos, já que os experimentos foram realizados em camundongos, que apresentam diferenças fisiológicas em comparação aos humanos, especialmente por serem animais noturnos.

“O horário certo para a prática de exercícios parece desempenhar um papel importante no equilíbrio energético do corpo e nos benefícios para a saúde, mas mais pesquisas são necessárias para validar essas conclusões em humanos”, concluiu o professor Zierath.

Os resultados destacam a relevância de levar em conta o ritmo biológico ao praticar exercícios físicos. Se confirmados em humanos, esses achados podem contribuir para a criação de planos de treinamento mais eficazes, visando uma maior perda de gordura e melhora da saúde metabólica. Até lá, os especialistas sugerem que cada indivíduo busque o horário mais adequado para se exercitar, de acordo com sua rotina e bem-estar.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também