Estudo revela forma de detectar câncer de mama pela saliva

O importante avanço surgiu a partir de pesquisa da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos

Mulher apalpando a mama | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um importante avanço surgiu a partir de pesquisa da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos: um dispositivo que demonstra a capacidade de identificar o câncer de mama por meio da análise da saliva. Esse desenvolvimento promissor representa uma nova fronteira no diagnóstico precoce e não invasivo dessa doença.

Como ele funciona?

O biossensor portátil é capaz de detectar biomarcadores de câncer de mama com base em uma pequena quantidade de saliva. Ele emprega tiras de teste de papel tratadas com anticorpos específicos, que reagem aos biomarcadores de câncer específicos.

Quando uma amostra de saliva é aplicada na tira, o dispositivo envia pulsos de eletricidade aos pontos de contato. Esses pulsos induzem os biomarcadores a se ligarem aos anticorpos, resultando em uma alteração do sinal de saída do eletrodo, o que proporciona leituras relacionadas ao risco de câncer. 

Resultados precisos

Mesmo com uma gota mínima de saliva, o dispositivo é capaz de oferecer resultados precisos do teste, mesmo que a concentração do biomarcador de câncer seja extremamente baixa, em torno de um quatrilionésimo de grama por mililitro.

Um dos biomarcadores em questão envolve o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), uma proteína que impulsiona entre 15% e 20% dos cânceres de mama invasivos. Outro biomarcador é o CA 15-3, um antígeno liberado na corrente sanguínea em casos de câncer de mama.

Os resultados obtidos indicam que o dispositivo é capaz de diferenciar entre tecido mamário saudável, câncer de mama em estágio inicial e câncer de mama avançado, utilizando esses dois biomarcadores. Os pesquisadores conduziram testes do dispositivo em 21 amostras de saliva humana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES