Estudo revela alimentos que você jamais deve comer depois das 21h

Alguns alimentos devem ser evitados, principalmente no período da noite por trazer prejuízos consideráveis à saúde

A alimentação noturna requer cuidados para evitar problemas de saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Alguns alimentos devem ser evitados, principalmente no período da noite, após as 21h, por trazer prejuízos consideráveis à saúde, segundo revelou pesquisa divulgada pela instituição norte-americana Nutrition. O estudo, que foi realizado por estudiosos do King’s College London, no Reino Unido, analisou mil pessoas, principalmente mulheres, e concluiu que o horário das refeições é tão relevante quanto a qualidade dos alimentos consumidos. 

Os estudos identificaram ainda que aproximadamente 95% das pessoas analisadas faziam pelo menos uma refeição por dia composta por petiscos, que correspondiam a cerca de 22% do consumo diário total de alimentos. As informações são resultados de exames clínicos feitos nos voluntários e de um questionário que detalha os hábitos alimentares deles.

Segundo o que foi observado no estudo, o hábito de comer lanches prontos e industrializados foi relacionado a um aumento nos níveis de triglicerídeos, que revela um um excesso de gordura no sangue e de insulina, que revela níveis elevados de glicose. Quando esses alimentos são ingeridos no período noturno, o cenário de potenciais doenças causadas pelo mau hábito alimentar piorou drasticamente.

A pesquisa mostra ainda que os participantes que tinham o costume de ingerir os famosos lanchinhos durante o período noturno apresentaram índices de saúde mais baixos quando comparados às pessoas que também eram consumidores de produtos industrializados, mas em outros horários do dia.

Conclusões

Após o período de análises dos casos, os estudiosos concluíram que os voluntários que tinham o costume de comer lanches depois das 21h apresentavam índices mais altos de hemoglobina glicada, que indica pré-diabetes; glicose pós-pandial, que também indica que a insulina está em desequilíbrio, e triglicerídeos pós-pandial, que indica gordura no sangue em excesso.

A nutricionista e líder do estudo, Kate Bermingham, reforma a importância da qualidade dos lanches em relação à quantidade e frequência de consumo desses alimentos. Segundo a profissional, preferir alimentos com qualidade nutritiva em vez de opções altamente processadas traz inúmeros benefícios para a saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES