Uma pesquisa desenvolvida recentemente por estudiosos da Universidade de Sydney, na Austrália, mostrou que o sulforafano, uma substância natural encontrada no brócolis e em outros vegetais crucíferos, é capaz de prevenir e de ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Por que isso acontece? A explicação para isso é o fato de o sulforafano prevenir a formação de coágulos sanguíneos. O estudo sugere que essa substância contribui para a redução da aglomeração das plaquetas, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos que podem levar a um AVC.
Em testes com ratos, o sulforafano se mostrou eficaz na prevenção de AVC, aumentando de 20% para 60% a taxa de sucesso de medicamentos anticoagulantes. Com esses resultados, o estudo sugere que sulforafano pode ser um aliado no desenvolvimento de novos fármacos para tratar AVC e outras doenças cardiovasculares.
Quais alimentos possuem sulforafano? Além dos brócolis, existem outros alimentos que também são ricos em sulforafano, como couve-flor, couve de Bruxelas, repolho e nabo. Consumir com regularidade alimentos ricos nesse composto pode ser uma forma natural de prevenir doenças cardiovasculares e outras condições de saúde.
Outros benefícios
Ação desintoxicante. O sulforafano ajuda o corpo humano a se livrar de toxinas que possam prejudicá-lo. Isso foi demonstrado em um estudo realizado por cientistas chineses, que sugeriu que ingerir alimentos como o brócolis, ajuda a ativar enzimas que contribuem para que o organismo elimine toxinas pela urina.
Pele saudável. A maioria dos problemas de pele acontecem devido inflamações que costumam ser provocadas por toxinas, decorrentes de fatores externos, como a poluição do ar; ou de dentro do corpo. Por isso, o consumo de sulforafano ajuda a prevenir acne, o aparecimento de rugas e linhas de expressão (decorrentes da ação de radicais livres).