O colesterol alto costumar estar associado a problemas cardíacos, no entanto, ele pode afetar outras partes do corpo, como as pernas. Nesse caso, é importante estar atento aos sinais para que se busque ajuda profissional para se chegar ao diagnóstico correto. Só depois disso é possível buscar o melhor tratamento para o problema.
Dentre os sinais que podem aparecer nessa região do corpo, estão as dores nas pernas ao caminhar. A claudicação intermitente é um problema que prejudica a circulação sanguínea nas pernas, por causa do estreitamento das artérias, causada pelo acúmulo de placas de colesterol. Como resultado, isso pode levar a dores e desconfortos, que aliviam com o repouso.
O acúmulo de placas de colesterol nas artérias das pernas pode levar ao agravamento de doença arterial periférica, ocasionando úlceras na pele das pernas ou dos pés. Essas úlceras podem provocar dores intensas e, se não forem tratadas de forma adequada, elas podem ainda evoluir para casos mais graves.
Outros sinais
Existem ainda sinais como fraqueza, fadiga, dormência e formigamento. No caso da fraqueza e fadiga, elas podem aparecer após caminhar curtas distâncias devido à redução do fluxo sanguíneo causada pelos bloqueios arteriais, resultantes do colesterol alto. Já a dormência e formigamento podem aparecer devido ao fato de os depósitos de colesterol impedirem a função nervosa.
Outro sinal que pode aparecer nas pernas, em decorrência do colesterol alto, é a pele com aspecto de ressecada e com aparência pálida. Isso acontece devido à redução do fluxo sanguíneo no local, por causa do estreitamento das artérias, o que pode levar a uma queda do suprimento de oxigênio e nutrientes para a pele.
Por fim, a sensação de frio nas pernas também pode indicar que seu colesterol está alto. Uma circulação sanguínea comprometida devido ao colesterol alto pode resultar em uma sensação de frio nessa região, mesmo em ambientes quentes. Isso ocorre porque o sangue não está fluindo adequadamente para fornecer calor às extremidades do corpo.