Estes são os sinais que seu corpo dá quando você está com a pressão alta

O grande risco dessa doença está em sua natureza silenciosa, pois, na maioria dos casos, não apresenta sintomas visíveis

Médico aferindo pressão arterial de paciente | Reprodução/Internet Médico aferindo pressão arterial de paciente | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias permanece acima do normal. O grande risco dessa doença está em sua natureza silenciosa, pois, na maioria dos casos, não apresenta sintomas visíveis, tornando-se um fator de risco para problemas cardiovasculares graves.

Crescimento da hipertensão no Brasil

Dados do Ministério da Saúde indicam um aumento na prevalência da hipertensão entre os adultos brasileiros, passando de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021, o que representa um crescimento de 3,7% ao longo de 15 anos.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que cerca de 30% da população viva com a condição, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 45% dos brasileiros entre 30 e 79 anos são hipertensos, totalizando cerca de 50,7 milhões de pessoas.

Como a pressão alta afeta o corpo

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue ao ser bombeado pelo coração. Quando essa pressão se mantém elevada, o coração precisa trabalhar mais, e as artérias sofrem danos progressivos, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Apesar de muitas pessoas não apresentarem sintomas, a hipertensão pode causar sinais como:

Dor no peito;

Dor de cabeça intensa;

Sensação de peso na nuca;

Tontura;

Zumbido nos ouvidos;

Fraqueza generalizada;

Visão turva;

Falta de ar;

Sensação de inquietação.

Monitorar a pressão regularmente é essencial para detectar o problema antes que ele cause complicações.

Diagnóstico e prevenção

A única maneira de identificar a hipertensão é realizando medições regulares da pressão arterial. Indivíduos com histórico familiar da doença, sedentarismo, obesidade ou consumo excessivo de sal devem ter um cuidado especial.

O tratamento depende da gravidade do caso. Para os quadros mais graves, o uso de medicamentos pode ser necessário. No entanto, mudanças no estilo de vida são essenciais para prevenir e controlar a pressão alta. Algumas recomendações incluem:

Praticar atividades físicas regularmente;

Reduzir o consumo de sal e alimentos ultraprocessados;

Evitar tabagismo e álcool em excesso;

Manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Com informações do Catraca Livre

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com