Estes são as alimentos com mais agrotóxicos no Brasil e eles são muito populares

É essencial higienizar corretamente as frutas e vegetais, antes de ingerí-los

Mulher lavando uma maçã | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As frutas são um dos ítens mais importantes da dieta, pois são fundamentais para se manter a saúde em dia, devido aos seus inúmeros benefícios. Elas se tornam indispensáveis no café da manhã, nos lanches, nos sucos e em qualquer momento do dia.

No entanto, é essencial higienizar corretamente as frutas e vegetais, antes de ingerí-los. A importância dessa prática é reforçada pelos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, divulgado pela Anvisa em dezembro de 2024.

O relatório, que abrange o ano de 2023, analisou 3.294 amostras de alimentos coletadas em 76 cidades brasileiras. O objetivo da pesquisa é verificar a presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos e identificar possíveis riscos à saúde humana.

Foram avaliados 14 tipos de alimentos

O trabalho é realizado com amostras retiradas diretamente das prateleiras de supermercados, que são enviadas para análise em laboratórios. Os métodos científicos utilizados nesse processo são amplamente reconhecidos internacionalmente. O objetivo era detectar resíduos de 338 agrotóxicos diferentes, incluindo substâncias jamais autorizadas e aquelas já proibidas no Brasil.

Foram analisados 14 tipos de alimentos, os quais representam 31% do consumo nacional de produtos de origem vegetal.

Abacaxi

Alface

Alho

Arroz

Batata-doce

Beterraba

Cenoura

Chuchu

Goiaba

Laranja

Manga

Pimentão

Tomate

Uva

Os riscos de consumir alimentos com agrotóxicos

Existe uma escala de riscos associada ao consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos, que varia entre os efeitos imediatos, horas após o consumo, e os impactos ao longo da vida. Conheça as consequências para a saúde:

Risco agudo (nas primeiras 24 horas após o consumo)

Em 22 amostras (0,67% do total), foram identificadas substâncias com potencial risco à saúde do consumidor. As frutas com maior número de amostras com risco agudo foram o abacaxi, com sete amostras, e a laranja, com seis.

Risco crônico (ao longo da vida)

Não foram identificados riscos crônicos nas avaliações realizadas. Esse tipo de risco leva em consideração tanto os dados atuais quanto os dos últimos dez anos do programa. A análise avalia o consumo diário de alimentos ao longo da vida, incluindo aqueles que contêm agrotóxicos autorizados, mas não monitorados, como é o caso da cana-de-açúcar, frequentemente consumida sob a forma de açúcar processado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES