O câncer de rim constitui aproximadamente 3% dos tumores malignos urológicos e é mais prevalente entre os homens. Entre 2019 e 2021, o Brasil registrou mais de 10 mil óbitos atribuídos a essa doença, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Esta condição surge quando as células do rim começam a crescer de forma descontrolada, resultando na formação de tumores malignos.
Para ajudar na prevenção desta doença, é importante evitar certas condições e comportamentos de risco. Entre eles estão a obesidade, tabagismo, hipertensão, histórico familiar de câncer de rim, doenças genéticas, idade avançada e uso de certos medicamentos. "As causas do câncer de rim ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel significativo", afirma o nefrologista Bruno Zawadzki.
Quais os sintomas do câncer de rim?
Os sintomas frequentes do câncer de rim englobam perda de peso inexplicada, fadiga intensa, febre intermitente, presença de uma massa palpável na região abdominal, sangue na urina e dor persistente na região lombar ou lateral.
Por outro lado, conforme alerta o oncologista especialista em tumores oncológicos José Maurício Mota, o câncer de rim pode ser assintomático, especialmente em estágios iniciais. "Vale destacar também que esses sintomas podem ser indicativos de outras doenças, por isso, a avaliação médica é fundamental", lembra.
Como é feito o diagnóstico do câncer de rim?
O diagnóstico do câncer de rim inicia-se com uma avaliação clínica minuciosa, seguida pela realização de exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. "Em casos suspeitos, pode ser realizada uma biópsia renal para confirmar o diagnóstico, na qual uma pequena amostra do tecido renal é examinada microscopicamente", afirma Bruno.
O profissional ainda ressalta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. "Isso aumenta significativamente as chances de cura e tratamentos menos invasivos. Tumores detectados em estágios iniciais são mais facilmente removíveis cirurgicamente antes de se espalharem para outras partes do corpo", comenta.
Como prevenir o câncer de rim?
A prevenção do câncer de rim envolve a adoção de um estilo de vida saudável e ativo. "Manter um peso saudável, controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo e a exposição à substâncias tóxicas são medidas essenciais, assim como a prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras", orienta o Zawadzki.