Estes 3 hábitos podem detonar a saúde dos seus rins

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo e precisam de cuidados

Os rins desempenha importantes funções para o organismo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os rins são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo, regulando o equilíbrio dos fluidos e contribuindo para manter a saúde geral do corpo.  Nesse processo, eles retiram o excesso de água e sais e devolvem ao organismo proteínas e nutrientes.

Para que esse funcionamento continue se dando de forma plena, os rins precisam estar saudáveis, mas nem todo mundo toma os cuidados necessários para manter a saúde desse órgão. Quando isso acontece, os rins podem sofrer de doença renal crônica, que é um problema silencioso, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo.

Beber pouca água

Existem alguns hábitos que podem prejudicar os rins e um dos principais é beber pouca água. Quando o corpo está desidratado, pode ocorrer a formação de cálculos renais e outras complicações.  Em caso de baixa ingestão de água, o corpo ficará desidratado, comprometendo o equilíbrio dos fluidos corporais, bem como a função dos órgãos e sistemas. Isso também compromete o transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos. 

Consumo de sal em excesso

A ingestão frequente de grandes quantidades de sal prejudica os rins e causa problemas de saúde. Isso porque, quando há um grande consumo de sal, os rins precisam trabalhar muito mais para eliminá-lo, elevando a pressão sanguínea. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de sal não ultrapasse 5 gramas para um adulto.

Consumir excesso de proteína animal

Ingerir proteína de forma excessiva pode trazer prejuízos para os rins, pois esse tipo de alimento pode sobrecarregar esse órgão, dificultando o bom desempenho de suas funções e aumentando os riscos de cálculos renais. Além disso, o excesso de proteínas pode aumentar o risco de alterações no fígado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES