Este tipo de café pode causar câncer se consumido em excesso, diz estudo

Uma das substâncias presente nesse tipo de café é classificada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer como um “provável carcinógeno”

Café | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Há uma certa preocupação em relação aos compostos presentes no café instantâneo, especialmente no que diz respeito ao risco de câncer. Isso se deve ao fato de que o café instantâneo contém duas vezes mais acrilamida do que o café moído. A acrilamida é uma substância que se forma durante o processo de torrefação e, em altas concentrações, é considerada potencialmente cancerígena.

A acrilamida está presente em vários alimentos, como batatas fritas, biscoitos e cereais, mas sua concentração é particularmente alta no café instantâneo, que passa por um processo de produção adicional. A substância é classificada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) como um "provável carcinógeno" para os seres humanos (Grupo 2A), com base em estudos em animais que demonstraram uma ligação entre a exposição a altas doses de acrilamida e o desenvolvimento de câncer.

Pesquisas laboratoriais indicaram que a acrilamida na dieta pode causar câncer de pulmão e afetar a reprodução em animais. Cientistas concordam que ela tem o potencial de causar câncer em seres humanos também, conforme afirma a Food Standards Agency (FSA).

A acrilamida no café é preocupante?

A presença de acrilamida no café instantâneo, embora seja uma preocupação válida, não deve ser motivo de pânico. De fato, a quantidade de acrilamida no café instantâneo é mais alta do que no café filtrado ou expresso, mas ainda assim, ela é considerada baixa quando analisada no contexto da ingestão alimentar total.

Para que houvesse efeitos cancerígenos observáveis, seriam necessárias doses muito maiores do que aquelas consumidas normalmente pelos apreciadores de café. Um estudo polonês realizado em 2013, que analisou 42 amostras de café, concluiu que seria necessário consumir cerca de 10 xícaras de café instantâneo por dia para que a ingestão de acrilamida se tornasse preocupante.

O café instantâneo oferece outros riscos?

Além da acrilamida, o café instantâneo pode conter pequenas quantidades de outras substâncias, como HAPs e furano, que são potencialmente cancerígenas em grandes doses. No entanto, as concentrações desses compostos no café são geralmente baixas. Os benefícios do café, incluindo o instantâneo, frequentemente superam os riscos potenciais. 

Estudos sugerem que o consumo moderado de café pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, Parkinson e alguns tipos de câncer, como o de fígado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES