SEÇÕES

Este tipo de alimento causa estrago no cérebro de idosos em poucos dias, alerta estudo

Pesquisadores da Ohio State University descobriram que esse tipo de alimentação pode rapidamente desencadear inflamação cerebral e problemas de memória

Idoso confuso | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Um estudo recente revelou que apenas três dias de uma dieta rica em gordura podem causar danos significativos ao cérebro de indivíduos mais velhos. Pesquisadores da Ohio State University descobriram que esse tipo de alimentação pode rapidamente desencadear inflamação cerebral e problemas de memória, desafiando a ideia de que o declínio cognitivo ocorre apenas após anos de uma dieta inadequada.

Efeitos imediatos da dieta rica em gordura

Publicado na revista Immunity & Ageing, o estudo demonstrou que ratos idosos alimentados com uma dieta rica em gordura por três dias tiveram dificuldades de memória e mostraram maior tendência a comportamentos ansiosos. Em contraste, ratos jovens que seguiram a mesma dieta não apresentaram esses problemas, mantendo sua função cerebral intacta.

O mais surpreendente é que essas alterações ocorreram antes mesmo de serem detectadas mudanças nos níveis de glicemia, insulina ou inflamação em outros tecidos do corpo. Isso sugere que os efeitos da dieta sobre o cérebro podem ocorrer mais rapidamente do que se imaginava.

Comparação entre idade e impacto da dieta

Os pesquisadores compararam a função cerebral e o comportamento de ratos jovens (3-5 meses) e idosos (22-24 meses) após a ingestão de uma dieta normal ou altamente gordurosa, com 60,3% de calorias provenientes de gordura, semelhante ao consumo de fast food.

Os resultados mostraram que os ratos idosos que seguiram a dieta rica em gordura apresentaram pior desempenho em testes de memória, maior ansiedade e aumento da inflamação em áreas cerebrais importantes para a memória e regulação emocional, como o hipocampo e a amígdala. Essa inflamação foi observada após apenas três dias e persistiu ao longo dos três meses de estudo.

A relação entre a dieta e a saúde do cérebro

Antes deste estudo, acreditava-se que os efeitos negativos de uma dieta rica em gordura no cérebro estavam relacionados a mudanças metabólicas, como aumento de glicemia e resistência à insulina. No entanto, os novos achados indicam que o cérebro pode ser afetado rapidamente, independentemente dessas alterações. 

Ratos jovens conseguiram controlar melhor a inflamação, enquanto os ratos idosos apresentaram uma resposta inflamatória desregulada, tornando-os mais vulneráveis. Além disso, foi observado que a dieta rica em gordura aumentou certas bactérias intestinais nos ratos idosos, e essa alteração estava ligada à inflamação cerebral, sugerindo que o microbioma intestinal pode afetar a saúde cognitiva.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também