Este superalimento que você tem em casa controla o colesterol e protege o coração

Ele é um dos ingredientes mais populares na culinária brasileira

Colesterol | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O alho é um dos ingredientes mais populares na culinária brasileira. Embora frequentemente utilizado para temperar pratos, ele também pode ser o protagonista em diversas preparações, como molhos.

Mais do que um simples ingrediente, o alho é uma excelente fonte de fibras prebióticas, essenciais para a saúde do sistema digestivo. Essas fibras favorecem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para uma digestão mais eficiente.

Além disso, o alho é extremamente rico em vitamina C, que ajuda a combater fungos e bactérias. Também desempenha um papel importante no metabolismo, auxiliando na redução do colesterol e na regulação da pressão arterial. O alho é carregado com minerais essenciais, como potássio, zinco, ferro e magnésio, que são fundamentais para a saúde cardiovascular, imunológica, sanguínea e óssea.

Saúde do coração

No que diz respeito à saúde cardiovascular, os compostos presentes no alho ajudam a diminuir as placas ateroscleróticas, que são formadas principalmente por colesterol e se acumulam nas paredes das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas. Assim, o alho pode oferecer proteção à aorta, a artéria central do nosso corpo. Estudos indicam que a progressão da aterosclerose é três vezes mais lenta em pessoas que consomem alho em grandes quantidades em comparação àquelas que não o incluem na dieta.

Emagrecimento

Além de ser rico em proteínas e carboidratos, o alho possui muito pouca gordura, configurando-se como um verdadeiro superalimento. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, promovendo a queima de mais calorias e facilitando a eliminação de excessos pela urina. Além disso, o alho envia sinais de saciedade ao cérebro, o que pode ajudar a evitar que se coma em excesso.

Esses benefícios são mantidos tanto em receitas quanto no uso direto do alho, desde que ele esteja fresco e de boa qualidade. Para garantir isso, ao escolher o alho, prefira cabeças que sejam redondas e firmes, com dentes de coloração clara.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES