Este sinal nas suas pernas pode indicar alto risco de infarto, alertam especialistas

Um sinal pouco reconhecido, mas relevante, pode indicar um risco elevado de infarto

Pernas femininas | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um sinal pouco reconhecido, mas relevante, pode indicar um risco elevado de infarto: a aparência das pernas. A falta de pelos e o brilho excessivo da pele nas extremidades inferiores podem ser indicadores de aterosclerose, uma condição que se caracteriza pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, também chamadas de placas endurecidas.

É preciso estar atento a esse problema, pois a aterosclerose pode levar ao estreitamento e enrijecimento dos vasos sanguíneos, sendo a principal causa de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita.

"Quando a aterosclerose afeta as artérias ilíacas ou femorais, que estão localizadas nas pernas, é comum observar queda de pelos, atrofia muscular e até dificuldade de ereção em homens", explica, em entrevista ao portal Metrópoles, o cirurgião cardiovascular Elcio Pires Junior, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

Outros sinais

Além desses sinais, a aterosclerose pode causar afinamento da pele das pernas, que pode se tornar esbranquiçada e brilhante, além de enfraquecer as unhas dos pés. Indivíduos que apresentam essa condição frequentemente relatam sintomas como fadiga e cãibras nas panturrilhas, especialmente durante atividades físicas.

A cirurgiã vascular Aline Lamaita ressalta que, em estágios mais avançados, a aterosclerose pode provocar dores persistentes nas pernas, até mesmo em repouso, além de uma diminuição da temperatura dos membros, sensação de formigamento e o surgimento de feridas ou gangrena nos pés, devido à grave deficiência de circulação sanguínea.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES