Este exercício físico ajuda a reduzir risco da pressão alta

A prática constante de exercícios físicos é fundamental no auxílio ao tratamento da hipertensão

Médico aferindo pressão arterial de paciente | Reprodução/Internet Médico aferindo pressão arterial de paciente | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A prática constante de exercícios físicos é fundamental no auxílio ao tratamento da hipertensão, e uma atividade específica pode trazer grandes benefícios no controle da pressão arterial. Uma pesquisa publicada no Canadian Journal of Cardiology, realizada ao longo de três meses, avaliou os efeitos da yoga na saúde de forma geral. Os resultados foram extremamente positivos.

“Em pacientes com hipertensão, a prática de yoga incorporada em um programa de treinamento de exercícios de 3 meses foi associada a uma maior melhora na pressão arterial e frequência cardíaca em repouso e na pontuação de risco de Reynolds em comparação com o alongamento”, destaca o texto publicado pela revista.

Detalhes do estudo

O estudo teve como propósito investigar se a combinação da prática de yoga com uma rotina consistente de exercícios físicos poderia contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

“Procuramos aplicar uma abordagem científica rigorosa para identificar os fatores de risco cardiovascular para os quais a yoga é benéfica para pacientes em risco”, completa o autor principal do estudo, Paul Poirier.

Segundo o especialista, os dados obtidos fornecem evidências sólidas de que a prática pode contribuir para a diminuição do risco cardiovascular e auxiliar no controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão. No entanto, os pesquisadores ressaltam que os efeitos podem variar conforme fatores como o estilo de yoga praticado, a frequência das sessões, sua duração e a intensidade das atividades.

Alívio do estresse

Além de favorecer o controle da pressão arterial, diversos estudos já mostraram que a prática regular de exercícios físicos tem um impacto significativo na redução do estresse, o que também influencia positivamente na saúde cardiovascular. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) recomenda o controle do estresse como uma estratégia importante no manejo da hipertensão.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com