SEÇÕES

Este alimento citado na Bíblia diminui o colesterol alto e traz longevidade

Viver mais e com saúde é o desejo de todos. Se a longevidade é o seu objetivo, há uma série de alimentos que podem ajudar

Colesterol | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Todos almejam uma vida longa e saudável, e, se esse é o seu objetivo, existem diversos alimentos que podem ajudar a alcançar esse ideal. Um desses alimentos, que inclusive já foi mencionado na Bíblia como um presente precioso, são as nozes. Essa oleaginosa, repleta de propriedades nutricionais, pode ser consumida de várias formas.

As nozes são ricas em gorduras saudáveis, fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais. Derivadas da nogueira, elas são conhecidas por seus benefícios para diversas funções vitais do corpo e têm sido objeto de muitos estudos sobre os efeitos positivos à saúde.

Recentemente, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard e publicada na revista Nutrients revelou que consumir um punhado de nozes por semana pode aumentar a longevidade e reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares.

O que acontece quando você come nozes regularmente?

De acordo com o estudo da Universidade de Harvard, consumir cinco ou mais porções de 28 gramas de nozes (cerca de 3 a 5 unidades) pode reduzir em 25% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso ocorre devido à alta concentração de gorduras saudáveis presentes nas nozes, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-9, além dos esteróis vegetais, que auxiliam na redução da absorção de colesterol e ácidos biliares.

"Observamos que incluir um punhado de nozes na alimentação semanal pode contribuir para a longevidade, especialmente para aqueles com uma dieta menos equilibrada. É uma opção simples e acessível para quem deseja melhorar a saúde", afirmou Yanping Li, principal pesquisador do estudo.

Além disso, a pesquisa indicou que o consumo regular de nozes pode diminuir em 14% o risco de morte por qualquer causa, devido às suas propriedades nutricionais. Essas sementes também são importantes para proteger os neurônios, melhorar a circulação sanguínea, ajudar no controle do açúcar no sangue e promover a saciedade, o que pode ser útil no controle de peso.

Envelhecimento mais saudável

Ricas em antioxidantes e nutrientes como vitamina E e ômega-3, as nozes combatem o estresse oxidativo, que está relacionado ao envelhecimento precoce e à perda cognitiva. Suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam a reduzir a inflamação crônica, um fator associado a diversas condições de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também