Consumir manteiga de amendoim diariamente pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Embora seja rica em calorias, ela possui um baixo índice glicêmico, tornando-a uma opção adequada até mesmo para pessoas que já têm diabetes.
Estudos publicados no Journal of the American College of Nutrition (2018) e no Journal of the American Medical Association (2022) demonstram os benefícios da manteiga de amendoim na prevenção dessa doença. A ingestão de duas colheres de sopa por dia pode contribuir para a diminuição do risco.
A manteiga de amendoim é uma fonte rica em magnésio, um mineral que aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. Além disso, ela atua na diminuição do estresse oxidativo e da inflamação, ambos fatores que podem levar ao desenvolvimento da diabetes.
Sem adição de açúcar
Ao escolher a manteiga de amendoim, é importante optar por marcas que não adicionem açúcar ou outros ingredientes prejudiciais. O consumo deve ser moderado, e duas colheres de sopa por dia são suficientes para aproveitar os benefícios.
Incorporar manteiga de amendoim na dieta é uma forma simples e saborosa de ajudar na prevenção da diabetes tipo 2. Você pode experimentar adicioná-la em sanduíches, frutas, smoothies ou como um lanche entre as refeições.
Diabetes no Brasil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.