Se você tem histórico de câncer na família esse é um bom motivo para que você redobre os cuidados com sua saúde e adote algumas medidas importantes para reduzir os ricos de também desenvolver a doença. O câncer, ou tumor maligno, é como se chama o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células.
Essas células dividem-se rapidamente e agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases), segundo informações presentes no site do Ministério da Saúde. Elas interrompem o funcionamento normal do corpo, dificultando o trabalho do sistema imunológico de combatê-las de forma eficaz.
Embora exista uma série de fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, como influências ambientais e mutações genéticas, estudos mostram que o estilo de vida de cada pessoa pode interferir, sendo importante inclusive para a prevenção da doença. Adotar hábitos de vida mais saudáveis, priorizando uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física, ajuda a reduzir os riscos de desenvolver a doença.
Algumas dicas vitais para prevenir o câncer
Dieta bem balanceada
Pesquisas mostram que alimentos como vegetais, frutas e grãos são ricos em antioxidantes e fitoquímicos, substâncias que ajudam a proteger o corpo contra agentes que causam câncer. Além de reforçar os mecanismos de defesa naturais do organismo contra a doença, esses alimentos também são importantes para a saúde em geral.
Priorizar a atividade física regular
Não é novidade que a prática regular de atividade física faz bem à saúde e, para além disso, manter esse hábito ajuda a manter os níveis hormonais e a regular a função imunitária do corpo, o que ajuda a reduzir os riscos de câncer. Além disso, praticar atividade física contribui para que a pessoa se mantenha no peso ideal e combata a obesidade, que está ligada ao câncer.
Ficar atento às toxinas ambientais
Outra atitude que também tem um impacto positivo na saúde é evitar se expor a substâncias nocivas, como o cigarro, os aditivos químicos nos produtos, a poluição atmosférica e os pesticidas. Fumar ou mascar produtos de tabaco pode causar câncer de pulmão e de boca. Já o abuso de álcool pode causar câncer de fígado.