Os benefícios da prática de atividade física para a saúde são inquestionáveis e estudos mostram que os exercícios físicos, praticados com regularidade, podem reduzir inclusive o risco de câncer. Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine mostra que homens jovens com boa resistência cardiorrespiratória possuem menos chance de desenvolver nove tipos de câncer à medida que envelhecem.
O estudo mostra ainda que isso costuma ser mais recorrente entre as pessoas que praticam corrida, natação e ciclismo. A pesquisa focou na resistência cardiorrespiratória, que é a capacidade do esportista de fazer atividades aeróbicas de resistência por um período prolongado de tempo. Isso levou os estudiosos à conclusão de que homens que tinham boa forma física tinham menos chances de desenvolver câncer de estômago, cabeça e pescoço, pâncreas, intestino, fígado, rim, reto, esôfago e pulmão.
Como foi feito o estudo
Os pesquisadores acompanharam, por mais de 33 anos, um grupo de mais de 1 milhão de jovens na Suécia, analisando a relação entre diagnósticos de câncer e níveis de condicionamento físico, que eram medidos por meio de testes militares. As pessoas eram testadas ao pedalarem em bicicletas ergométricas com aumento progressivo da resistência.
As pessoas que participaram do estudo foram divididas em grupos e classificados com níveis baixo, médio e alto de resistência cardiorrespiratória, de acordo com o que apontaram os testes de ciclismo. Os participantes que apresentaram nível alto, tiveram um risco 19% menor de ter câncer de cabeça e pescoço e 20% menor de câncer renal, quando foram comparados com os participantes com baixo condicionamento físico.
Já o risco de câncer de pulmão foi 42% menor em pessoas saudáveis, mas o tabagismo também influenciou nesse resultado de forma significativa. Já no caso de cânceres gastrointestinais os resultados foram surpreendentes, com um risco 40% menor para câncer de esôfago, fígado, dutos biliares, vesícula biliar. No caso do câncer de estômago e cólon, esse risco foi de 20%.
Outros benefícios
Além de reduzir os risco de câncer, a prática regular de atividade física ajuda a reduzir o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.