Esta fruta tropical ajuda a baixar pressão alta e prevenir câncer

Além da polpa, suas folhas também são aproveitadas, principalmente para o preparo de chás

Médico aferindo pressão arterial de paciente | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A graviola é uma fruta tropical que se destaca por suas diversas propriedades benéficas à saúde. Com casca verde e espinhosa e polpa branca, doce e levemente ácida, pode ser consumida in natura ou utilizada em sucos, mousses, vitaminas e sobremesas. Além da polpa, suas folhas também são aproveitadas, principalmente para o preparo de chás.

Entre os benefícios da graviola, destaca-se o controle da pressão arterial. Rica em potássio, um mineral essencial para eliminar o excesso de sódio do corpo, ela contribui para a regulação da pressão. Os antioxidantes presentes na fruta também beneficiam a saúde arterial, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e controlar a pressão alta.

Prevenção do câncer

A graviola pode auxiliar na prevenção do câncer devido aos compostos acetogeninas, que possuem propriedades citotóxicas, inibindo o crescimento de células cancerígenas e promovendo a apoptose (morte celular programada). 

Com grande quantidade de antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, a fruta combate radicais livres, protegendo o DNA das células. Estudos laboratoriais e em animais sugerem que o consumo regular de graviola pode ajudar na prevenção e no tratamento de cânceres como os de mama, cólon, pulmão e próstata, embora mais pesquisas clínicas em humanos sejam necessárias.

Propriedades anti-inflamatórias

A graviola apresenta propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as citocinas pró-inflamatórias, aliviando sintomas de condições inflamatórias, como artrite, artrose e reumatismo.

Controle da diabetes

A fruta contém antioxidantes que protegem as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, prevenindo a resistência à insulina e o desenvolvimento de diabetes. Além disso, suas fibras diminuem a absorção de açúcar, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES