Esta atividade simples pode ser a chave para proteger seu coração de um infarto

Esta atividade está relacionada a uma redução de 39% no risco de morte por doenças cardiovasculares

Mulher com dor no peito | Shutterstock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Optar por subir escadas em vez de usar o elevador vai além de uma simples recomendação: essa prática simples e acessível pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Uma análise de dados apresentada na Sociedade Europeia de Cardiologia revelou que subir escadas regularmente está relacionado a uma redução de 39% no risco de morte por doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), quando comparado àqueles que evitam essa atividade.

Quantos lances de escada são necessários?

Para quem busca fortalecer a saúde do coração, a resposta é simples: subir cinco lances de escada diariamente pode reduzir em 20% o risco de desenvolver problemas cardíacos. Essa conclusão vem de um estudo de 2023, publicado na revista Atherosclerosis.

Os benefícios foram observados até mesmo em pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, indicando que essa prática é vantajosa para diversos perfis. Os participantes mostraram-se mais protegidos contra doenças cardíacas ao longo de 12 anos. No entanto, quem adota o hábito e depois o abandona pode ver o risco aumentar novamente, destacando a importância da manutenção dessa rotina para obter os benefícios a longo prazo.

Por que essa atividade faz bem ao coração?

Subir escadas é considerado um exercício aeróbico, que aumenta a frequência cardíaca e melhora a capacidade respiratória. Esse tipo de atividade contribui para a redução de fatores de risco, como pressão arterial e níveis elevados de colesterol.

Além disso, é uma prática eficaz para fortalecer os músculos das pernas e das costas, sendo particularmente benéfica para idosos. Ao melhorar a resistência e o equilíbrio, ajuda a prevenir quedas, promovendo uma maior autonomia e segurança.“Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício pode reduzir a mortalidade por todas as causas”, disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de East Anglia.

Dicas para começar

Para incorporar essa atividade na rotina, o ideal é subir escadas em um ritmo moderado e aumentar o esforço de forma gradual. Estabelecer metas semanais, como as sugeridas pela Associação Americana do Coração — 150 minutos de exercício moderado por semana — é uma excelente estratégia. Essas atividades podem incluir caminhadas, exercícios leves e, é claro, a subida de escadas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES