Você sabia que um sinal da unha que, por muita das vezes, imperceptível à primeira vista, pode revelar pistas importantes sobre a saúde do coração? Este sinal, muitas vezes negligenciado, pode indicar a presença de insuficiência cardíaca, uma condição séria que requer atenção médica imediata.
No Brasil, em média 10% dos pacientes morrem por causa da doença. O tratamento consiste principalmente em uso de remédios, marca-passos e, em casos críticos, transplante cardíaco. Entre os anos de 1998 a 2019, foram registrados 567.789 óbitos pela doença em adultos com idade acima de 50 anos, o que corresponde à taxa média de 75,5 a cada 100 mil habitantes.
Unhas de Terry
Essa condição é conhecida como unhas de Terry na literatura médica e ela provoca uma descoloração na unha. Muitas pessoas desenvolvem a anomalia como parte do processo normal de envelhecimento. Em outros, a descoloração é um sinal de uma doença subjacente, que pode estar associada à insuficiência cardíaca congestiva crônica.
Além disso, a condição também pode estar presente na cirrose hepática e diabetes tipo 2. A aparência das unhas fica esbranquiçada, opaca e a lúnula – aquela pequena lua esbranquiçada na base da unha – não é visível. Essa alteração é causada pela diminuição do fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo, incluindo as pontas dos dedos.
Como surgiu esse nome?
As unhas de Terry recebeu o nome do médico que percebeu pela primeira vez que o sintoma ocorria junto com outras doenças específicas. Segundo a Cleveland Clinic, na década de 1950, Richard Terry descobriu que mais de 8 em cada 10 pessoas com cicatrizes hepáticas graves (cirrose) também tinham unhas brancas.
Associação entre a aparência da unha e a insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. As unhas de Terry são um sinal clínico associado à redução do débito cardíaco, o que resulta em uma diminuição do fluxo sanguíneo periférico. Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo doença cardíaca isquêmica, hipertensão arterial e outras condições cardiovasculares.
Como identificar unhas de Terry?
Para identificar as unhas de Terry basta observar a aparência pálida e opaca, em contraste com a cor rosa saudável das unhas normais. Ao pressionar a unha, ela pode ficar branca temporariamente e depois recuperar sua cor normal lentamente. Reconhecer os sinais de unhas de Terry pode ser uma forma de detecção precoce da insuficiência cardíaca e outras condições cardiovasculares como citado anteriormente.