O Ministério da Previdência Social divulgou que a hérnia de disco foi a principal causa de ausência no trabalho no país em 2013, afastando 51.400 trabalhadores. Ainda segundo o relatório, os brasileiros afastados receberam benefícios por incapacidade temporária devido a esse diagnóstico, o que representa um aumento de quase 70% em comparação com 2022.
Mas afinal, o que é a hérnia de disco?
Essa condição, que atinge cerca 5,4 milhões de brasileiros, ocorre na coluna vertebral, causando dores e limitando a mobilidade. Ela ocorre quando há um enfraquecimento e ruptura do disco intervertebral, uma estrutura que serve como amortecedor entre as vértebras da coluna. Quando a hérnia toca um nervo, surge uma inflamação que ocasiona as dores intensas.
É mais comum que as hérnias de disco surjam na região lombar, no entanto são mais perigosas na cervical. Isso se deve ao fato de que na cervical, elas podem comprometer a medula espinhal e levar à fraqueza de um membro. A dor provocada pela hérnia pode chegar a ser tão incapacitante que o paciente pode precisar ir ao hospital de ambulância, uma vez que não consegue se movimentar.
Na última segunda-feira (8), a atriz Taís Araújo foi internada às pressas com fortes dores em decorrência da hérnia de disco, onde passou por procedimentos médicos e recebeu alta na quarta-feira (10). A condição é tão incapacitante que afastou a global de seus compromissos de trabalho, como sua participação no “The Masked Singer”, apresentado por Ivete Sangalo.
O que causa hérnia de disco?
Essa doença pode ser ocasionada por diversos motivos. Fatores como má postura, falta de atividades físicas, predisposição genética e tabagismo contribuem para a ocorrência de hérnia de disco. Além disso, profissões que exigem muito esforço físico e manipulação de cargas pesadas são mais propensas a desenvolver a doença.
Como funciona o tratamento?
Em até 80% dos casos, a condição é tratável sem a necessidade cirúrgica, o que é uma boa notícia para quem enfrenta o problema. O tratamento da hérnia de disco abrange acompanhamento médico, fisioterapia e, em alguns casos, acupuntura. Em situações mais sérias, onde o paciente perde a capacidade total de movimentos e sensibilidade, o procedimento cirúrgico pode se tornar a única alternativa.
É válido notar que a chave para a recuperação e prevenção reside, em grande parte, no fortalecimento dos músculos do núcleo através de atividades físicas, além de mudança de hábitos. A hérnia de disco é uma doença séria que requer tratamento adequado e medidas preventivas. É importante observar alterações no corpo e buscar ajuda médica caso a dor lombar persista.
Como evitar a hérnia de disco?
- 1. Evite levantar peso excessivo do chão com os joelhos esticados
Muitas pessoas levantam objetos pesados do chão com os joelhos esticados. Isso força duas vezes mais a coluna, aumentando os riscos de lesão. Caso tenha que levantar algum peso do chão, dobre os joelhos e agache para não prejudicar a sua coluna.
- 2. Cuide da sua postura
Uma postura incorreta causa sobrecarga na coluna aumentando o impacto nos discos intervertebrais.
- 3. Tome bastante água
Cerca de 70% a 90% do disco intervertebral é composto por água. Por isso é tão importante tomar água durante o dia para deixa-lo hidratado.
- 4. Fazer atividade física
É importante fazer atividade física para fortalecer os músculos. Assim a sua coluna não trabalha sozinha e diminui os riscos de lesões.
- 5. Evite movimentos repetitivos na coluna
Os movimentos repetitivos causam pequenas lesões na coluna que podem se agravar com o tempo.