O ator Fábio Assunção, de 52 anos, revelou em entrevista à GQ Brasil, ter perdido mais de 30 quilos ainda na pandemia de covid-19, graças a uma combinação de dieta com exercícios físicos. A dieta responsável pela perda de gordura acentuada do galã global tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e é conhecida por muitos como a dieta cetogênica.
A dieta consiste na ingestão de carboidratos em quantidade consideravelmente reduzida, enquanto o consumo de gorduras e proteínas aumenta, fazendo o corpo queimar gorduras como sua principal fonte de energia. O plano alimentar tem sido apontado como uma eficiente forma de emagrecimento, sendo adotada até por diversas celebridades.
Mas, além do peso, o que mais essa dieta pode proporcionar para a sua saúde?
Também conhecida como “keto”, esta dieta consiste em reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, aumentando o consumo de gorduras saudáveis, para promover o estado de cetose, que é quando o corpo utiliza a gordura do organismo como fonte principal de energia. O nome da dieta, inclusive, vem da cetose.
O plano alimentar cetogênico já chegou a ser defendido por diversas celebridades como Halle Berry, LeBron James e Gwyneth Paltrow. Por sua restrição, a dieta tem duração mínima de 2 a 3 semanas, podendo chegar a 6 meses. No geral, ela dura por volta de 40 dias.
Como fazer a dieta cetogênica?
Na dieta cetogênica, cereais, mandioca, feijão, soja, ervilha, frutas ricas em açúcar e produtos industrializados são evitados. Isso inclui arroz, macarrão, pão, batatas, milho e produtos açucarados, como doces e refrigerantes.
Quais alimentos são permitidos e indicados na dieta?
- Gorduras saudáveis – Azeite de oliva, óleo de coco, abacate, sementes (chia, linhaça, abóbora), nozes, castanhas e manteiga de nozes (amêndoa, amendoim);
- Laticínios – Queijo (baixos em carboidratos) e iogurte;
- Proteínas – Peito de frango, ovos, peixes, carne de boi e porco;
- Vegetais com baixo carboidrato – Espinafre, brócolis, couve-flor, aspargos, abobrinha, repolho;
- Frutas – Coco e abacate, pois são fonte de gordura;
- Bebidas – Apenas água, café e chá, tudo sem açúcar.
Existe risco em seguir a dieta cetogênica?
Embora possa trazer benefícios como a perda de peso, a dieta cetogênica não é livre de riscos. Além dos efeitos colaterais iniciais, como fadiga e tonturas, há risco de deficiências nutricionais já mencionados. A restrição de carboidratos, que são ricos em fibras, pode resultar em problemas intestinais como a prisão de ventre.
Com a ausência de um acompanhamento nutricional, a dieta pode levar ao consumo excessivo de gorduras não saudáveis, aumentando o risco de problemas cardíacos. No fim das contas, a dieta cetogênica pode ser uma opção viável para quem busca emagrecimento rápido e um controle maior de problemas como o diabetes.
No entanto, é imprescindível lembrar que a dieta adequada deve respeitar as individualidades e necessidades de cada um. Televisão e redes sociais são repletas de dietas milagrosas que não funcionam para todos. Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de dieta, consulte um profissional de saúde.