O Natal é uma celebração caracterizada por uma mesa repleta de pratos diversos e tradicionais, com destaque para as iguarias típicas dessa época. Dentre tantas opções, surge a dúvida: qual é o alimento mais calórico da ceia? Para quem está em processo de emagrecimento ou hipertrofia, essa pergunta é relevante. Especialistas esclarecem a questão e sugerem alternativas para uma ceia balanceada, nutritiva e saudável.
No Brasil, a ceia de Natal é composta por uma grande variedade de pratos, como carnes (peru, chester e tender), acompanhamentos (arroz à grega, farofa e salpicão) e sobremesas (rabanada e pavê). No entanto, muitos desses alimentos podem exceder as recomendações de uma dieta equilibrada, especialmente dependendo da forma como são preparados.
Qual é o alimento com mais calorias da Ceia
De acordo com a nutricionista Joseane Bessa e a nutróloga Laura Assalim, em texto do Eu Atleta, a farofa é o prato mais calórico da ceia de Natal, principalmente quando é feita com bacon, linguiça e azeite. A grande quantidade de gorduras faz com que a farofa seja muito densa em calorias.
Dependendo dos ingredientes e do modo de preparo, 100g de farofa podem superar 400 calorias. "Mesmo pequenas porções têm muitas calorias devido à alta concentração de gorduras, que são ricas em calorias, uma vez que 1g de azeite tem 9 kcal. Fique atento à quantidade de farofa que coloca no prato", alerta a nutróloga.
Outros pratos calóricos
Outros acompanhamentos também merecem atenção. O arroz à grega, por exemplo, pode ser mais calórico quando feito com ingredientes como azeite e passas, embora seja menos denso em calorias do que a farofa.
O salpicão também pode aumentar a densidade calórica, especialmente quando preparado de maneira tradicional com maionese, que contém cerca de 40 calorias por colher de sopa.
Sobremesas
Entre as sobremesas, pratos como rabanada e pavê têm altas quantidades de açúcar e gordura, o que eleva significativamente o valor calórico da refeição. O chocotone, muito consumido durante essa época, também é bastante calórico devido aos mesmos fatores.