Nesta semana, no dia 27 de julho, foi o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data é importante para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a evolução da doença. Aliar atividade física, alimentação saudável e outros cuidados básicos ajudam a evitar esse e outros tipos de câncer.
“O exercício físico aliado à alimentação saudável é um dos pilares de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. Bem como demais neoplasias e outras doenças cardiovasculares. Isto porque uma vez inserido em uma rotina saudável é mais fácil as pessoas largarem os vícios e outros fatores de risco”, respondeu a oncologista clínica do Hospital São Marcelino Champagnat e Hospital Universitário Cajuru, Aline Vieira.
De acordo com a médica cirurgiã de cabeça e pescoço e do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, Beatriz Cavalheiro, outras atitudes também ajudam a prevenir a doença, como o não uso de tabaco e bebida alcoólica, o reforço da higiene oral com visitas anuais ao dentista, uso de preservativos na hora de relações sexuais, cuidados na hora da exposição solar, vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano), além de estar atento aos sinais emitidos pelo corpo.
Atividade física
Cavalheiro ainda afirmou que, embora não haja uma relação direta entre a prática de atividade física e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, evitar a ociosidade melhora a qualidade de vida. “O exercício auxilia no controle de peso e sabe-se que alguns tumores têm relação com obesidade. Está relacionado à qualidade do sono, controle do stress e socialização com melhora da nossa imunidade. Preconiza-se, porém, cuidado com os exercícios ao ar livre acerca da exposição solar. Esses devem ser praticados em horários de sol menos intenso, com emprego de filtros solares, bonés, óculos escuros e roupas com proteção. Não se deve esquecer do couro cabeludo e, especialmente, em calvos, das orelhas e dos lábios”, detalhou.
Qual exercício físico praticar?
A médica explica que não existe um exercício físico específico que vai prevenir o câncer, os benefícios da prática regular de atividade física vão trazer benefícios à saúde de modo geral. “Qualquer exercício é válido, cada modalidade com suas vantagens, especialmente se mesclar força, cardio e equilíbrio. O mais importante, porém, é que esse seja praticado com prazer. Digo aos meus pacientes que o exercício físico é como a medicação de uso diário, comer e dormir”, disse Aline.
Mesmo assim, a profissional do Sírio-Libanês, deu orientações orientou, seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). “Uma rotina adequada de atividade física consiste em pelo menos 150 minutos por semana de atividades aeróbicas associadas a atividades de musculação duas a três vezes na semana”, garantiu.