Especialista indica os melhores treinos para emagrecer e definir até dezembro

Com o planejamento das férias de dezembro, o bem-estar corporal se torna um foco importante

Mulher fazendo caminhada no parque | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a chegada do planejamento das férias de dezembro, o bem-estar corporal se torna um foco importante, levando a uma maior atenção à alimentação e à prática de exercícios. Para ajudar nesse processo, vamos compartilhar treinos que aprimoram o corpoem preparação para o Projeto Verão 2025, com insights da diretora técnica Mônica Marques, extraídos de sua entrevista ao SportLife.

Cardio

Os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e bicicleta, são ótimas opções para a perda de gordura corporal. Esses tipos de atividades aumentam tanto a frequência cardíaca quanto a respiração, o que, por sua vez, estimula o metabolismo e potencializa a queima de calorias.

HIIT

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma excelente estratégia para queimar gordura de maneira eficaz. Essa modalidade envolve a alternância entre períodos curtos de atividade intensa e intervalos de recuperação. Os exercícios realizados exigem um gasto energético elevado, permitindo que você queime mais calorias em menos tempo. Além disso, o aumento do metabolismo pode se prolongar por horas após a sessão de HIIT, devido ao efeito do excesso de consumo de oxigênio pós-exercício.

Musculação

O treinamento com pesos livres ou aparelhos de academia é essencial para manter e até aumentar a massa muscular durante o emagrecimento. Durante esse processo, é comum que as pessoas percam não apenas gordura, mas também massa muscular, o que pode resultar em uma redução da taxa metabólica basal e dificultar a perda de peso.

Hábitos

Mônica também destacou alguns hábitos para os cuidados com o bem-estar e a definição corporal. “Para emagrecer, é necessário estar em um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o seu corpo gasta. Comer mais frutas, legumes, alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e que possuem poucas calorias, além de reduzir açúcar e alimentos processados. Dê preferência para as proteínas magras, que são importantes para a manutenção da massa muscular e ainda mais no emagrecimento”, concluiu Mônica Marques.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES