Entenda a nova fase de tratamento contra o câncer de Preta Gil

O tratamento da cantora entrou na fase de radioterapia

Preta Gil entra em nova fase de tratamento contra o câncer | Reprodução/Instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cantora Preta Gil segue com o tratamento contra o câncer de intestino e atualizou seus fãs por meio de suas redes sociais, informando que começou uma nova fase, a radioterapia. Este novo momento do tratamento consiste na aplicação de raios ionizantes direcionados ao tumor e tem como objetivo que ele diminua de tamanho ou suma do organismo.

Preta já passou pela quimioterapia, que também tem a função de retardar o crescimento do tumor.  "Agora a gente entra numa nova fase do meu tratamento. Os meus médicos resolveram que não vou mais fazer quimioterapia, vou partir direto para a radioterapia e a gente começa daqui a uma semana. Então, essa semana de agora será de exames preparatórios", disse ela, no Instagram.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou, até mesmo, curada.Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Câncer de intestino

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de intestino que acometeu a cantora, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

Além disso deve-se evitar o consumo de carnes processadas (por exemplo salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru, salame) e limitar o consumo de carnes vermelhas até 500 gramas de carne cozida por semana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES