Entenda a doença que obrigará o presidente Lula a fazer cirurgia de prótese

O presidente Lula tem sofrido com fortes dores na região do quadril, que têm limitado sua mobilidade e alterado sua rotina

Lula passará por cirurgia na região do quadril | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente Lula, de 77 anos, tem sofrido com fortes dores na região do quadril, que têm limitado sua mobilidade e alterado sua rotina. Ele teve, recentemente, o diagnóstico de artrose, também conhecida como osteoartrose, que pode obrigá-lo a realizar uma cirurgia de prótese. Segundo Lula, as injeções já não resolvem mais e as dores persistem.

A artrose é mais comum entre pessoas acima de 60 anos de idade e se caracteriza como uma doença degenerativa que afeta as articulações. Esse problema tem pouca resposta a medicações e a tendência é que piore com o passar do tempo. No caso de Lula, os médicos consideram a cirurgia como uma opção viável, devido ao fato de que as dores persistem.

O médico especialista em quadril, David Gusmão, explica que a artrose de quadril afeta não somente a cartilagem, mas também atinge os ligamentos e a musculatura local. "Com o desgaste da cartilagem entre as estruturas ósseas, ocorrem dores intensas na virilha (região inguinal), além de diminuição da mobilidade", explica.

Segundo o médico, essa é uma doença multifatorial, que não apresenta apenas uma causa. Ele destaca que a artrose é uma doença multifatorial, sem uma causa única, e explica que problemas como obesidade, sobrecarga articular, hereditariedade, doenças reumatológicas e traumas locais podem estar entre fatores que contribuem para o desenvolvimento deste problema. Apesar de ser mais comum entre pessoas com mais de 60 anos, também pode ocorrer em jovens. 

Tratamento

Gusmão explica que o tratamento inicial para este problema é feito com medicamentos para aliviar as dores e reduzir a inflamação, juntamente com fisioterapia para melhorar a mobilidade. No entanto, às vezes, isso não é eficaz e não traz os resultados esperados. Nestes casos, que acontecem geralmente quando o paciente sofre com sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção. 

No caso do presidente, ele tem feito fisioterapia há cerca de 3 meses, mas as dores e as limitações continuam, o que fez com que se considere a realização de cirurgia de prótese no quadril para a resolução do problema. Segundo Gusmão, essa é a medida mais eficaz para o alívio da dor e melhoria da qualidade de vida em pessoas que sofrem com artrose severa. "A artroplastia total do quadril é um procedimento em que a articulação é substituída por uma prótese articular de alta tecnologia", afirma o médico em entrevista ao Terra. 

O presidente Lula passará por uma preparação para a cirurgia, nos próximos meses. O procedimento deve ser realizado entre o final de 2023 até a primeira quinzena de janeiro de 2024. A expectativa é que a cirurgia proporcione ao presidente um alívio das dores que já o acompanham há alguns meses e têm afetado sua rotina e limitado sua mobilidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES