A enfermeira Jordan Bruss já conquistou mais de 10 milhões de visualizações com um vídeo de apenas 37 segundos, no qual explica por que não é aconselhável programar vários alarmes para acordar pela manhã. Na publicação, ela destaca que o uso de múltiplos alarmes pode ser prejudicial à saúde.
"Se você é alguém que define múltiplos alarmes, tenho más notícias. Não venha me atacar. Estou apenas tentando ajudar”, diz Bruss no vídeo.
Ela ressalta que acordar com vários alarmes diariamente frequentemente interrompe o ciclo de sono REM (movimento rápido dos olhos). Essa interrupção pode levar à inércia do sono, provocando sonolência excessiva, fadiga, alterações de humor e até mesmo o aumento dos níveis de cortisol.
“O som dos alarmes aciona uma resposta de ‘luta ou fuga’ toda vez que toca, o que pode ser estressante para o corpo”, explica Bruss.
Estresse e outros problemas
De acordo com o site de dicas de saúde e bem-estar, Joint Chiropractic, “a resposta crônica de adrenalina pela manhã pode levar a estresse de longo prazo, depressão e problemas cardiovasculares”. Além disso, a tensão acumulada por falta de um sono consistente pode contribuir para o aumento de peso.
No vídeo, Bruss enfatiza a importância de manter uma boa higiene do sono para a saúde física e mental, observando que, sem uma pesquisa detalhada sobre o sono profundo, ela não teria alcançado o estado de bem-estar em que se encontra atualmente. “Não cause estresse físico e mental adicional a si mesmo. Não continue traumatizando a si mesmo! Quando o alarme tocar pela manhã, levante-se!”, aconselhou Bruss.