Doenças transmitidas pelo beijo: sintomas, tratamentos e prevenção - 1. Mononucleose - doença do beijo

As doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são, na maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos - 1. Mononucleose - doença do beijo

Slide 1 de 5

1. Mononucleose - doença do beijo

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, é uma doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr, que pode ser transmitida facilmente de pessoa para pessoa através da saliva, sendo comum de aparecer após beijar pessoas desconhecidas em festas, por exemplo.

Principais sintomas: os principais sintomas da mononucleose infecciosa são fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre, que pode ser baixa ou chegar a 40ºC, dor de garganta e gânglios na região do pescoço, que duram entre 15 dias e 1 mês. Algumas pessoas podem ter uma variante mais intensa da doença, podendo haver dor intensa nas articulações, dor na barriga e manchas pelo corpo. 

Como tratar: o tratamento da mononucleose consiste na administração de medicamentos para controlar os sintomas, como dipirona ou paracetamol, repouso e ingestão de muitos líquidos. Não existe um medicamento específico para fazer a infecção passar mais rápido, podendo o vírus permanecer ativo por até 2 meses.

Prevenção: para prevenir a mononucleose, é recomendado evitar o compartilhamento de copos e talheres, por exemplo, além de evitar o contato próximo com pessoas infectadas pelo vírus da mononucleose.

Slide 1 de 5
Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES