Doação de sangue: saiba quem pode ou não doar
- Quem recebe o sangue doado?
O Brasil conta com cerca de 100 hemocentros em todo o país e para doar o voluntário precisa ir a um portando documento oficial com foto.
- Quem recebe o sangue doado?
Em geral, as pessoas que mais precisam das doações de sangue são aquelas que sofrem acidentes e que passam por procedimentos cirúrgicos ou tratamentos de saúde.
Pacientes com doenças crônicas graves como talassemia e doença falciforme, por exemplo, podem precisar de sangue doado. Segundo o Ministério da Saúde, "a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias".
Cada paciente recebe especificamente o tipo e a quantidade de sangue de que precisa, a partir do sangue doado anteriormente por outra pessoa (ou por ela mesmo em alguns casos) e que foi separado antes de chegar até ele. Cada componente sanguíneo é usado para uma indicação diferente.
Para Marques Júnior, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, muitas vezes o Brasil acaba "usando mal" o sangue disponível em pacientes que poderiam ser tratados de outra maneira, apesar dos programas para restringir ao máximo seu uso. "Em vez de transfundir sangue em uma anemia, por exemplo, em muitos casos vamos tratar a anemia, mesmo que o paciente demore mais para se recuperar", argumenta o hematologista.