Dia do Açaí: conheça os super benefícios e como encaixá-lo na dieta

Esse fruto se disseminou pelo país e tem conquistado muitos paladares

O açaí é rico em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Dia do Açaí é comemorado em 5 de setembro e foi criado pela Lei ordinária nº 8.519, de 31 de julho de 2017 e que coincide com o Dia da Amazônia. Esse fruto se disseminou pelo país e tem conquistado muitos paladares. Para ajudar a encaixá-lo na dieta, a nutricionista e personal trainer Aline Becker traz algumas dicas.

“Uma ótima maneira de encaixar o açaí no dia a dia é colocando como pré-treino. É um alimento riquíssimo em energia, tem bastante carboidrato, fibras e é antioxidante. Por ser um alimento rico em valor energético, é ótimo para dar aquele combustível para o treino, ajudando a ter energia e disposição para treinar”, afirma Aline.

Becker explica que a quantidade diária ideal de consumo depende de alguns fatores como altura, peso, rotina, do tipo de treino de cada pessoa. “A ideia é que no geral uma pessoa utilize 100g ou 200g por dia. Mas sempre lembrando que uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Então, vale a pergunta: será que açaí todos os dias é necessário? Porque a ideia de uma alimentação saudável não é só consumir alimentos saudáveis, mas também ir alternando esses alimentos”, pontua a profissional, em entrevista ao Sport Life.

Açaí com morango e banana

Muitas vezes, ao consumir açaí, as pessoas tendem em adicionar um grande número de acompanhamentos, como chocolates, coberturas, dentre outros, e isso contribui para aumentar a quantidade de calorias do alimento. O morango e banana são as frutas mais indicadas para comermos junto com o açaí.

“Um acompanhamento maravilhoso para bater junto com o açaí é o morango. O morango é uma fruta riquíssima em antioxidante. Uma fruta que tem poucas calorias e vai dar um gosto, um sabor ainda melhor e potencializando os efeitos do açaí. Se o açaí for utilizado como pré-treino, a banana também é uma ótima opção para bater junto no preparo do açaí e ajuda a potencializar ainda mais essa energia”, detalha a nutricionista.

O que não deve acompanhar o açaí de jeito nenhum?

Acompanhamentos ricos em açúcares e xaropes devem ser evitados se seu objetivo é ter no açaí um alimentos saudável e menos calórico. “Tudo que é muito calórico e adicionado vai acabar prejudicando na questão de calorias e tem um efeito contrário do que o próprio açaí oferece. O açaí é antioxidante, ajuda muito no sistema da microbiota intestinal, ajuda no funcionamento intestinal por conta das fibras, mas isso acontece quando usa o fruto em si. Quando adicionam esses acompanhamentos com açúcares e muito achocolatado acabam inflamando o nosso corpo, que é do que o açaí traz para gente”, esclarece a especialista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES