O coronavírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa pelo ar. Sempre que alguém fala, canta ou até respira, espalha pequenas gotículas de líquido chamadas gotículas respiratórias e gotículas ainda menores chamadas aerossóis. Se a pessoa tiver Covid-19, essas gotículas conterão o vírus e, se outra pessoa inalar, ela podem se infectar.
As máscaras faciais ajudam a impedir a disseminação da doença de duas maneiras. Primeiro, eles interrompem o fluxo de ar de sua boca e nariz. Se você estiver infectado com Covid-19, mas usar uma máscara, suas gotículas respiratórias contendo vírus não se espalharão tanto.
Em segundo lugar, algumas máscaras também podem protegê-lo contra a infecção do vírus. Essas máscaras filtram o ar que você está inspirando, parando as gotículas que contêm vírus antes de inalá-las. No entanto, nem todas as máscaras faciais são boas nisso. Máscaras de tecido fino, especialmente aquelas que não se ajustam com segurança, não são muito eficazes para filtrar o vírus. Em contraste, máscaras de alto grau de ajuste adequado, como as máscaras KN / N-95 ou FFP-2/3, podem ser altamente eficazes na interrupção do vírus.
Se máscaras de alto grau não estiverem disponíveis, a capacidade de filtragem das máscaras de tecido pode ser aumentada colocando várias camadas juntas (usando uma máscara de tecido sobre uma máscara cirúrgica / médica). As camadas adicionais de tecido ajudam a deter o vírus, quando você está inspirando e expirando. Não é necessário colocar uma máscara de pano sobre uma máscara de alta qualidade, pois elas já são muito boas para filtrar o vírus.
Também não é recomendado colocar mais de duas máscaras de tecido em camadas, pois isso pode dificultar o ajuste e a colocação adequados das máscaras. Para que as máscaras funcionem melhor, elas precisam ser vedadas ao redor do rosto, para que o ar que você respire seja filtrado pela máscara. As máscaras de alta qualidade são projetadas para formar uma boa vedação. Se você estiver usando máscaras de tecido, no entanto, sua proteção pode ser aumentada dando um nó nas alças para minimizar as lacunas e garantir um ajuste mais preciso.
Independentemente da máscara que você usa, elas podem ficar contaminadas quando usadas. Portanto, certifique-se de lavar as mãos antes e depois de tirar a máscara e apenas toque nas alças de orelha ao removê-la.
Descarte sua máscara (se descartável) ou lave sua máscara de tecido com sabão e água morna ou usando uma máquina de lavar. As máscaras também podem ser deixadas em um local seguro por três dias para descontaminar antes de serem usadas novamente. No entanto, as máscaras de alto grau terão orientações específicas que precisam ser seguidas.
Com informações de Dr. Jeremy Rossman, professor Honorário Sênior em Virologia na Universidade de Kent.