O mamão (Carica papaya) é uma das frutas tropicais mais consumidas no Brasil, conhecido por seu alto valor nutricional e baixo teor calórico. Seus benefícios são ainda maiores quando incluído em uma alimentação equilibrada e diversificada, com foco em alimentos in natura e minimamente processados.
Entre os benefícios cientificamente comprovados, estão:
- Melhora da digestão: O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão de proteínas, podendo contribuir para o trânsito intestinal.
- Rico em antioxidantes: Fornece vitamina C, licopeno e carotenoides, combatendo radicais livres e auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.
- Fortalecimento do sistema imunológico: Cerca de 100 g de mamão supre as necessidades diárias de vitamina C, contribuindo para o sistema imune.
- Saúde ocular: O betacaroteno e outros carotenoides presentes colaboram para saúde dos olhos.
- Proteção cardiovascular: Fibras, potássio e compostos antioxidantes ajudam no controle do colesterol e da pressão arterial.
Receitas para incluir o mamão no dia a dia:
A melhor forma de consumir a fruta, para potencializar a ingestão de nutrientes, é in natura (pura ou na salada de frutas com outras frutas da estação). Mas, se você não se adapta ao gosto, ou sente necessidade de variar a forma de consumo, confira algumas sugestões:
- Smoothie nutritivo: mamão batido com iogurte natural e sementes de chia.
- Sorvete cremoso de mamão: bata 100 g de mamão congelado com 1 colher de sopa de leite em pó no processador até obter uma textura cremosa.
- Suco laxativo natural: 1 fatia de mamão + 1 unidade de laranja + 3 unidades de ameixa seca (bata com água).
- Vitamina refrescante: mamão gelado batido com 1 banana congelada, suco de limão e água de coco.
- Vitamina com leite: pode ser adicionada de leite para criar uma vitamina.
Um alerta: não comer a semente
As sementes do mamão têm sabor amargo e não são recomendadas para consumo in natura. No entanto, uma alternativa ao descarte é utilizá-las como especiaria. Segundo o nutricionista Paulo Sérgio Loubet Filho, mestre e doutorando em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP, as sementes podem ser secas no forno a 180 °C por 15 a 20 minutos, depois trituradas e usadas como tempero, com sabor semelhante ao da pimenta-do-reino.