SEÇÕES

Creatina causa pedra nos rins? Nutricionista revela a verdade

Dentre os principais benefícios da creatina, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico

Creatina | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

A creatina é um dos suplementos queridinhos de quem faz atividade física. Dentre os principais benefícios dela, estão o aumento de massa muscular e força no exercício físico. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre os efeitos de seu uso, um dos mais comuns é se a creatina causa pedra nos rins.

No entanto, a nutricionista Bruna Lima, em entrevista ao Sport Life, afirma que creatina não causa pedra nos rins. "As pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins. Isso porque depois de absorvida resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, hoje não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal", disse.

O seu uso, no entanto, segundo a profissional, não pode ser indiscriminado. "Pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde", garante.

Pessoas om problemas renais podem tomar?

Além do acompanhamento do consumo de creatina com um especialista, pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais devem ter atenção especial na hora do consumo desse suplemento.

"Quem tem cálculo renal pode tomar creatina e em outros a suplementação não é recomendada. Portanto, pessoas com histórico de doenças renais ou aqueles que fazem uso de medicamentos, que afetam a função renal devem consultar um médico antes de consumir creatina", detalha Bruna.

Paralelamente, existem relatos ocasionais de distúrbios gastrointestinais e cãibras musculares gerados por conta do consumo excessivo da creatina. Esses efeitos estão baseados em depoimentos isolados. "Quando consumido em quantidades superiores às recomendadas, a creatina pode causar desidratação e desequilíbrios eletrolíticos", complementa a nutricionista.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também