Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 80% das mortes por doenças cardiovasculares - considerada a causa número um de mortes em todo o mundo - foram provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Mas você sabia que a maioria dos problemas do coração pode ser evitada com mudanças de hábitos e com a escolha de um estilo de vida mais saudável?
A prática de atividade física e a escolha por uma alimentação saudável estão no topo da lista de hábitos que ajudam a prevenir doenças cardíacas. “Se exercitar é ótimo para fortalecer a saúde do seu coração. E quando eu falo que você deve praticar atividade física regularmente, não estou falando apenas de praticar algum esporte. Pequenos hábitos diários, como caminhar até o trabalho ou trocar o elevador pela escada já são benéficos para o seu coração”, aconselha a cardiologista Superbi Vidal, em seu blog.
A alimentação também é importante. “O que você come está diretamente ligado à sua saúde e isso explica por que uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, cheios de gorduras saturadas e açúcares é prejudicial à saúde do seu coração. A dieta pobre em vegetais e rica em açúcares e gorduras leva ao estresse oxidativo, ou seja, excesso de radicais livres no organismo, podendo interferir no funcionamento celular e aumentar a predisposição para o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas (como demência), diabetes, câncer e até envelhecimento precoce”, completa.
A médica cita o fumo e o álcool como fatores de risco para desenvolver problemas do coração e explica que eliminar essas práticas pode trazer um ganho de qualidade de vida. “Sempre que mencionamos os malefícios do cigarro, logo pensamos nos problemas pulmonares. No entanto, o mais conhecido inimigo do pulmão também pode trazer doenças para o coração. Não sei se você sabe, mas quem fuma pode ter sua expectativa de vida reduzida em até 20 anos. Além disso, um único cigarro é capaz de prejudicar a saúde do coração e aumentar o risco de surgimento de 50 doenças diferentes. Afinal de contas, o cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas”, alerta.
“Outro hábito nocivo à saúde é a ingestão de bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas funcionam como agente excitador, elevando a pressão arterial e causando arritmia cardíaca, o que pode levar a morte súbita ou infarto em casos extremos. Os energéticos também são prejudiciais à saúde do coração por apresentarem alto grau de cafeína em sua composição e por diminuírem a sensação de embriaguez, fazendo que você beba uma quantidade maior da bebida, o que, consequentemente, aumenta a probabilidade de problemas cardíacos”, afirma.
Ela também traz a obesidade como fator de risco para problemas cardíacos. “Quanto mais grave a obesidade, maior será o esforço do coração para bombear o sangue. O coração sobrecarregado tende a apresentar um aumento da espessura muscular (hipertrofia), podendo evoluir para perda da força de contração e insuficiência cardíaca”.