Um verdadeiro fenômeno e presente em muitos lares brasileiros, as fritadeiras elétricas, conhecidas popularmente como airfryers, são sempre acompanhadas por mitos e verdades quando o assunto é alimentação saudável. Em 2020, a airfryer registrou crescimento de vendas em 22% quando comparado ao ano anterior, segundo dados da consultoria para o varejo GFK.
E não parou por aí. Nos últimos cinco anos o volume de vendas cresceu 194,4%, segundo a provedora de pesquisa de mercado Euromonitor. O produto ganhou verdadeiros fãs. O fato da fritadeira elétrica usar pouco ou nenhum óleo em comparação com outros métodos tradicionais de cozimento, fez com que fidelizasse e expandisse o público.
No entanto, uma novidade no mercado tem feito com que os consumidores estejam trocando suas fritadeiras por um aparelho diferente que é considerado ainda mais barato – e ainda mais saudável – quando se trata de preparar refeições: as fritadeiras de ar quente. O portal Irish Mirror relata que os fornos halógenos estão caindo no gosto dos irlandeses.
O que são os fornos halógenos?
Os aparelhos são compostos por uma tigela de vidro com tampa contendo lâmpadas halógenas e um ventilador e, quando ligados, feixes de radiação infravermelha são emitidos para gerar calor. Este é então distribuído por toda a comida pelo ventilador, cozinhando-a no processo.
O que os consumidores dizem?
O modelo da Amazon recebeu boas críticas, com uma avaliação média de 4,4 estrelas em cinco. Um consumidor escreveu: “Estou com isso há pouco menos de uma semana e honestamente não sei como consegui sobreviver sem ele. Aquece mais rápido e cozinha com mais eficiência (e barato) do que meu forno, preparei várias refeições por um família de 3 pessoas, incluindo lasanhas, batatas assadas, frango, etc., tudo saiu perfeito, exceto a pizza, cuja base era macia, mas acho que uma bandeja de pizza decente resolverá isso.”
Outra pessoa explicou: “Não há nada que não goste. Muito fácil de usar. Rápido, muito econômico. A tigela de vidro é fácil de manter limpa. Também faz ótimas torradas". No Brasil, o aparelho ainda não é conhecido. Em uma busca rápida no Google, é possível encontrar o forno halógeno à venda no AliExpress por R$ 157,27, um valor bem mais interessante do que o de uma AirFryer.