O presidente Lula precisou fazer uma cirurgia, para tratar um problema decorrente da artrose. Na ocasião, o governante aproveitou para fazer também uma cirurgia plástica, um procedimento de correção das pálpebras. Considerada uma cirurgia simples, a blefaroplastia foi realizada por um oftalmologista especialista em plástica ocular. E claro que o assunto chamou atenção para esse tipo de problema.
De acordo com o cirurgião plástico, Davis Barbosa, a blefaroplastia é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele e bolsa de gordura da região ao redor dos olhos (pálpebras). Também pode ser associada a tratamentos para elevar as sobrancelhas e reforçar as pálpebras inferiores. Em casos mais raros, a quantidade de gordura e pele pode até atrapalhar a visão.
A cirurgia de pálpebras é indicada tanto para finalidades estéticas quanto para questões relacionadas à saúde, como flacidez ou rugas.
“A indicação pode ser para rejuvenescimento da região ao redor dos olhos, ou funcional, para desobstruir a visão afetada pelo excesso de pele das pálpebras superiores ou reforçar as pálpebras inferiores para prevenir ou tratar a queda desta”, explica o médico.
Segundo Davis, é uma cirurgia de pequeno porte, realizada com anestesia local e sedação, com duração aproximada de duas horas. “Deve ser realizada, de preferência, no hospital, mas não precisa de internação. O retorno das atividades diárias pode ser precoce (em torno de uma semana) e vai depender, principalmente, do desaparecimento das manchas roxas ao redor dos olhos. A atividade física só deve ser retomada após 20 dias da cirurgia. A principal preocupação é a proteção solar, para evitar que ocorram manchas ou olheiras na região operada", diz o especialista.
O cirurgião ainda explica que a cirurgia tanto é realizada em homens como em mulheres. “É mais frequente em pessoas a partir de 50 anos, mas não é exclusiva desta faixa etária. Mesmo pessoas na casa dos 20 anos já pode realizar a cirurgia, desde que bem indicada”, acrescenta.
O médico ainda ressalta que existem diferentes formas de realizar o procedimento. “Pode-se realizar apenas tratamentos específicos para a função, como retirar o excesso de pele e reforçar as pálpebras inferiores. Ou até cirurgias mais complexas, incluindo a retirada de pele e bolsas de gordura, com tratamento da flacidez palpebral e o lifting de sobrancelhas”, afirma Davis.