O feijão é um dos alimentos mais comuns na alimentação dos brasileiros, sendo praticamente uma tradição. No entanto, o consumo do grão pode variar de região para região.
Por exemplo, em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paraná, o consumo do feijão preto é o mais comum. Já em São Paulo e Minas Gerais é o feijão carioca que marca presença na mesa.
Será que existe diferença entre consumir o feijão preto ou o carioca na dieta? A especialista Edna Freignan, Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Niterói, afirmou que a escolha do feijão é baseada somente em preferência, visto que possuem benefícios nutricionais similares.
"Tanto o carioca quanto o preto são ricos em proteínas vegetais e fibras, mas o feijão preto contém mais antioxidantes, como antocianinas, que são benéficos para a saúde. Em termos de valor nutricional, ambos oferecem vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio e zinco”, afirmou a nutricionista.
POR QUE O FEIJÃO CARIOCA RECEBE ESSE NOME?
Apesar do feijão carioca receber esse nome, ele não possui esse nome por ter alguma relação com o Rio de Janeiro. Na verdade, curiosamente, é denominado desta forma, pois faz referência a raça de porco carioca, que é caracterizado pela sua cor marrom com listras, tal como o feijão