Confira quais são as causas e sintomas da leucemia - Como a leucemia é classificada

O tratamento da leucemia pode ser complexo - dependendo do tipo de leucemia e de outros fatores. Mas existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o seu tratamento bem-sucedido. - Como a leucemia é classificada

Slide 4 de 5

Como a leucemia é classificada

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os médicos classificam a leucemia com base em sua velocidade de progressão e no tipo de células envolvidas. O primeiro tipo de classificação é a rapidez com que a leucemia progride:

Leucemia aguda. Na leucemia aguda, as células sanguíneas anormais são células sanguíneas imaturas (blastos). Eles não conseguem realizar suas funções normais e se multiplicam rapidamente, de modo que a doença piora rapidamente. A leucemia aguda requer tratamento agressivo e oportuno.

Leucemia crônica. Existem muitos tipos de leucemias crônicas. Alguns produzem muitas células e alguns fazem com que poucas células sejam produzidas. A leucemia crônica envolve células sanguíneas mais maduras. Essas células sanguíneas se replicam ou se acumulam mais lentamente e podem funcionar normalmente por um período de tempo. Algumas formas de leucemia crônica inicialmente não produzem sintomas precoces e podem passar despercebidas ou não diagnosticadas por anos.

O segundo tipo de classificação é por tipo de glóbulo branco afetado:

Leucemia linfocítica. Este tipo de leucemia afeta as células linfóides (linfócitos), que formam o tecido linfóide ou linfático. O tecido linfático constitui o sistema imunológico.

Leucemia mielogênica (my-uh-LOHJ-uh-nus). Este tipo de leucemia afeta as células mieloides. As células mieloides dão origem a glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e células produtoras de plaquetas.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES